O Ministério da Cultura (MinC) divulga, nesta segunda-feira (15), as propostas culturais selecionadas no Programa Rouanet da Juventude. Ao todo, 32 iniciativas foram selecionadas pelo edital realizado em parceria com a Shell Brasil. Serão mais de R$ 6,17 milhões em ações formativas e culturais voltadas para jovens das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
A região Nordeste obteve 14 propostas selecionadas (43,7% do total), distribuídas pelos estados do Pernambuco (4), Ceará (3), Maranhão (2), Bahia (2), Paraíba (2) e Alagoas (1). A região Norte conta com dez iniciativas (31,2%), distribuídas entre Tocantins (4), Pará (2), Amazonas (1), Amapá (1), Rondônia (1), Roraima (1). Já a região Centro-Oeste reúne oito propostas selecionadas (25%): Goiás (3), Mato Grosso (2), Mato Grosso do Sul (2) e Distrito Federal (1). Para conferir todas as propostas selecionadas, clique aqui.
Segue a relação completa por UF abaixo:
UF
Nº DE PROPOSTAS
Alagoas
1
Amazonas
1
Amapá
1
Bahia
2
Ceará
3
Distrito Federal
1
Goiás
3
Maranhão
2
Mato Grosso do Sul
2
Mato Grosso
2
Pará
2
Paraíba
2
Pernambuco
4
Rondônia
1
Roraima
1
Tocantins
4
TOTAL
32
A distribuição geográfica também mostra que 17 iniciativas (53,1%) serão sediadas em cidades do interior, enquanto 15 projetos (46,9%) estão em capitais. Municípios como Gravatá (PE), Trindade (GO), Itaberaí (GO), Manacapuru (AM), Cuité (PB) e Laranjal do Jari (AP) aparecem entre os interiores contemplados.
Entre as iniciativas triadas, a área de Audiovisual lidera com nove propostas (28,1%), seguida por Humanidades com sete (21,9%), Artes Cênicas com seis (18,8%), Música com quatro iniciativas (12,5%), Artes Visuais com três (9,4%), Patrimônio Cultural com duas (6,3%) e Museus com uma proposta (3,1%).
Para o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, o programa Rouanet da Juventude é uma iniciativa que não somente injeta recursos no setor cultural das regiões abrangidas, mas estimula investimento em regiões historicamente menos contempladas com financiamentos culturais. “O programa é a comprovação de que é possível dar acesso aos recursos da Lei Rouanet para agentes culturais de todas as regiões brasileiras, especialmente aquelas menos favorecidas com os recursos do fomento às ações culturais brasileiras. Voltado para jovens da Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o Programa não somente viabilizará ações formativas, mas induzirá novos investimentos para novos agentes culturais que ainda não são contemplados com esse tipo de financiamento público”, destacou.
“Acreditamos que a cultura é uma ferramenta essencial para impulsionar vidas. Com o Programa Rouanet da Juventude, a Shell amplia sua atuação em patrocínios culturais nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, reforçando nosso compromisso com a democratização do acesso à cultura em todo o país. Estamos confiantes de que o resultado desta iniciativa gerará oportunidades concretas para que jovens de diferentes realidades possam desenvolver seus talentos, ampliar seus horizontes e construir novos futuros por meio da arte”, narra Glauco Paiva, gerente-executivo de Comunicação da Shell Brasil.
As propostas do Programa Rouanet da Juventude foram avaliadas por uma comissão interdisciplinar com base em seis critérios, cada um com pontuação de até 10 pontos: abrangência geográfica, viabilidade técnica, promoção da diversidade, criatividade e ineditismo, conteúdo formativo e impacto econômico-social. As iniciativas que atingiram a nota mínima de 30 pontos prosseguiram para a etapa de análise de aderência à estratégia de marca da Shell, que acrescentou até 10 pontos extras ao resultado final.
Próximos passos
Após a seleção, os proponentes das 32 propostas selecionadas no Programa Rouanet da Juventude devem aguardar o contato oficial da empresa patrocinadora Shell Brasil, que realizará a comunicação via e-mail para iniciar o processo de contratualização e análise de compliance.
Além disso, as iniciativas aprovadas seguirão para as etapas de análise técnica de admissibilidade e adequação pelo Ministério da Cultura, conforme previsto na Instrução Normativa MinC n.º 23/2025, incluindo a verificação documental e a avaliação pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). O repasse dos recursos está condicionado à aprovação nestas fases e à celebração dos contratos com a patrocinadora.
Rouanet da Juventude
O programa inédito visa fortalecer e apoiar ações formativas culturais voltadas para jovens brasileiros das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e democratizar o acesso ao fomento cultural. Além disso, a iniciativa tem o objetivo de nacionalizar os incentivos da Lei Rouanet para a juventude de regiões e segmentos historicamente marginalizados, como comunidades quilombolas, indígenas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e moradores de periferias urbanas.
O programa também abrange diferentes linguagens culturais, como artes cênicas, literatura, música, artes visuais, museus, memória e jogos eletrônicos. Além de fomentar a criação artística, a ação promove o desenvolvimento socioeconômico nos territórios contemplados. Para mais informações, acesse a página do edital aqui.
FONTE