Foto:MTEsporte
A 6ª etapa do Campeonato de BMX 2025 movimentou o fim de semana esportivo em Nova Mutum, reunindo atletas de diversas idades e categorias. A competição, organizada no formato oficial do ranking, consagrou campeões e mostrou a força da modalidade no estado e no município.
Na categoria Elite Men, o destaque ficou para André da Silva Siqueira, que garantiu o primeiro lugar após um desempenho consistente nas três baterias. Em segundo, veio Leonardo Rosa Berto, da Associação de Bicicross de Nova Mutum, que também mostrou força na pista. A vitória do piloto de Sorriso esquentou a briga pelo título da categoria, ambos somam 800 pontos e seguem agora para a última etapa que acontecerá em outubro no município de Lucas do Rio Verde.
Entre as meninas da Pré-Bike Girls, a jovem Mirella Nascimento Barbosa foi imbatível, vencendo todas as baterias. Na sequência, Antonella Valentina Pereira Barros ficou com a segunda colocação. Já na faixa etária de 5 a 7 anos, o brilho foi de Sophia Vitória Ribeiro do Nascimento, também campeã invicta.
A etapa ainda teve espaço para as disputas entre os meninos da Pré-Bike Boys, com Paulo Neto Cunha dos Santos conquistando o título, seguido por Nicolas Leoni Ramos Rodrigues. Nas categorias infantis e juvenis, os campeões confirmaram o talento que pode levar muitos ao cenário nacional. O campeão Brasileiro, João Pedro de Oliveira Souto da equipe Lucas Riders, venceu entre os meninos de 5 a 6 anos, enquanto Cristiano Dezordi Gonçalves levou a melhor na categoria 7 a 8 anos.
Entre os mais experientes, a Woman 26+, se destacou a campeã Brasileira Ione de Fátima de Souza da Silva, que mostrou técnica e velocidade para superar as adversárias. No masculino, a categoria 40+ consagrou o também campeão Brasileiro Caciano Gonçalves, como vencedor absoluto, vencendo todas as baterias.
No Cruiser, disputado em diferentes faixas etárias, os títulos ficaram com Luiz Felipe Lopo da Silva Lima (até 12 anos), João Dias dos Santos Junior (30 a 39 anos), Caciano Gonçalves no 40+. O campeão sul-americano Nathan Jaymes de Rocha, da equipe Lucas Riders, confirmou a boa forma ao vencer a categoria 13 a 29 anos. Já no feminino, a Cruiser Open premiou Manuelly Gaboardi Rios, que venceu de ponta a ponta.
Nova Mutum se destacou nessa penúltima etapa com os piloto Guilherme Krajewski, que voltou as pistas depois de um bom tempo longe dela, e venceu a categoria Boys 17/29 anos. Destaque também para o piloto Renan dos Santos que venceu a categoria Masters, Luís Otávio Freitas, campeão da categoria 13-14 anos, João Dias dos Santos, campeão da Cruiser 30/39 anos, todos eles pilotos da Associação de Bicicross de Nova Mutum.
A competição mostrou equilíbrio, espírito esportivo e a consolidação do BMX em Mato Grosso como uma modalidade em ascensão. Pais, atletas e público vibraram a cada largada, reforçando o caráter inclusivo e familiar do evento.
O evento contou com a presença do presidente do Conselho Estadual do Desporto (CONSED), Professor Antônio Duarte, que no ato representou a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer. “Nova Mutum esta de parabéns pelo belo evento realizado, uma mega-estrutura montada para essa penúltima etapa do estadual que mostra a força do BMX na região do médio norte”, destacou o mesmo.