O chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Fábio Garcia (União), rechaçou, nesta sexta-feira (25), a possibilidade de seu grupo político se aliar ao MDB da deputada estadual Janaina Riva nas eleições de 2026.
“A Janaina é oposição ao governo do Estado de Mato Grosso, portanto oposição ao meu grupo político. Se ela permanecer nessa posição de oposição, obviamente que não”, disse em entrevista coletiva.
Nesta semana, o senador Jayme Campos (União) e Janaina se reuniram em um café da manhã promovido pelo deputado estadual Eduardo Botelho (União), para discutir o cenário de 2026.
Na ocasião, eles fizeram um pacto de não agressão durante o pleito e foi levantada a possibilidade de aliança entre Jayme e Janaina caso ambos sejam candidatos.
Garcia – que integra o diretório do União – minimizou o encontro a e garantiu que a conversa entre aliados com a rival não geral mal estar no grupo.
“Jayme é senador da República, maior de idade, tem a sua independência. Ele pode conversar com quem ele quiser”, disse.
“Cada um conversa com quem acha que vai agregar valor naquela sua decisão. Se o Jayme quer conversar com a Janaina, a gente respeita, não tem problema nenhum”, completou.
Decisão do diretório
Segundo Garcia, o diálogo não pode ser traduzido como uma aliança futura dos políticos. A definição sobre alianças e candidaturas do grupo do União será feita em reunião futura, com integrantes do diretório.
“A decisão dentro de um partido político é tomada pela maioria da executiva. Vai chegar o momento que todas as conversas que estão acontecendo vão desembocar em algum tipo de proposta. Vamos sentar à mesa e decidir o melhor caminho para o União”, afirmou.
Jayme tenta viabilizar sua candidatura ao Governo do Estado e Janaina se apresenta como candidata ao Senado Federal. Já Fábio Garcia deve sair a reeleição a deputado federal.
Veja vídeo:
Leia mais sobre o assunto:
Mendes minimiza reunião de Jayme e Janaina: “Políticos conversam”
Jayme admite caminhar com Janaina e anuncia jantar com Fávaro