Com muita animação e uma abertura de tirar o fôlego, a noite de quinta-feira (24) foi marcada pela abertura dos Jogos Escolares Mato-grossenses e os Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses em Lucas do Rio Verde.
As competições englobam as modalidades individuais, sendo elas ciclismo, xadrez, badminton, vôlei de praia, judô e tênis de mesa. Nesta etapa, participam atletas de 12 a 14 anos (Jogos Escolares) e de 15 a 17 anos (Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses).
A realização é da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. Na ocasião, o prefeito Miguel Vaz deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a parceria com o Governo do Estado em realizações de competições como essa.
“São mais de 1.400 atletas, então sejam todos bem-vindos e quero agradecer aqui o Governo do Estado, governador Mauro Mendes, vice-governador Otaviano Pivetta, o secretário Davi Moura, por confiarem no município mais uma vez, nessa forte parceria no esporte que é um dos grandes objetivos, um dos grandes pilares da nossa gestão: fortalecer o esporte na nossa cidade.”
A competição segue até o domingo (27) e contará com mais de 1.436 atletas, de 51 municípios de Mato Grosso, sendo a primeira vez que Lucas do Rio Verde sedia os Jogos Estaduais nas modalidades individuais.
“Para nós é uma honra receber esse grande evento do Estado e poder proporcionar uma abertura digna para essas crianças. Essas seis modalidades estarão bem representadas e daqui saem os melhores competidores representando o nosso estado no campeonato brasileiro”, ressaltou o secretário de Esporte e Lazer, André Matto.
Os participantes estavam animados pela possibilidade de mostrar suas habilidades e ter a experiência de jogar fora de casa. Mateus Ávila é de Cuiabá e já participa de competições de judô há algum tempo.
“Venho com muita empolgação, eu já vim aqui em Lucas no ano passado no estadual, só que eu me machuquei. E eu vim esse ano de novo para tentar ganhar”, disse o atleta.
O atleta do badminton, Vitor Gabriel Santana da Silva, desfilou com a tocha olímpica e está animado por representar o município em casa. “Acho que eu vou me sair muito bem. Classificar para os Jogos Estudantis foi bem difícil, mas estamos animados”, completou Vitor.
Apresentações culturais da Secretaria de Cultura e Turismo, apresentação de Show Co Time Acrobático de Basquetebol Ginas Loucos e Dj Junior Munhoz também marcaram a abertura dos jogos.