O líder do governo na Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Dilemário Alencar (Podemos), defendeu a presença frequente do prefeito Abilio Brunini (PL) nas sessões do Legislativo.

Se o prefeito compartilha ali uma hora, duas horas com os vereadores, acho que é positivo. Não, isso não me atrapalha
Alvo de críticas, os parlamentares de oposição se mostraram insatisfeitos com as visitas constantes do prefeito, alegando que haveria uma interferência no Legislativo Municipal.
“Acho isso natural e me parece que todos os vereadores já entenderam a presença dele lá. O que é ruim é a ausência do prefeito”, afirmou em entrevista ao MidiaNews.
“[…] Se o prefeito compartilha ali uma hora, duas horas com os vereadores, acho que é positivo. Não, isso não me atrapalha, isso não me incomoda, pelo contrário. Sou daqueles que compreende que quanto mais o prefeito estiver ali junto com os vereadores, debatendo as situações, as problemáticas da cidade, isso é bom”, acrescentou.
O vereador também disse não ver as visitas do prefeito como um sinal de interferência ou de desconfiança em sua liderança na Câmara Municipal. Dilemário afirmou que ele mesmo é quem convida Abilio para aparecer nas sessões.
Ele, inclusive, comparou a situação atual com o que ocorria na gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que em oito anos de mandato quase nunca foi até a Câmara.
“Nos últimos governos municipais, notadamente na época do Emanuel Pinheiro, o prefeito era totalmente ausente. A ausência dele chegava até a desrespeitar o Parlamento Municipal”, disse.
Para o líder, a presença de Abilio facilita a tramitação e aprovação de projetos de interesse da cidade, ao criar um canal direto de diálogo entre o prefeito e os parlamentares.
Isto porque o convívio direto entre vereadores e Executivo encurta o caminho entre as fiscalizações feitas nos bairros e a execução das ações pela prefeitura.
“O vereador anda nos bairros, ele vê onde a lâmpada está queimada, onde tem matagal, onde tem buraco. E ali [na Câmara] é uma oportunidade de levar essa demanda diretamente ao prefeito”, afirmou.
“Ali, o prefeito com o vereador, muitas coisas se resolvem de forma mais eficaz e mais rápida”.
Veja vídeo: