Início INTERNACIONAL Lula: tarifas dão fôlego a presidente — mas até quando?

Lula: tarifas dão fôlego a presidente — mas até quando?



reescreva este conteúdo e mantenha as tags HTML

Lula, sentado, olha para o canto inferior esquerdo da imagem

Crédito, Reuters

Legenda da foto, ‘Tarifaço’ trouxe para Lula a oportunidade de exaltar o nacionalismo, sentimento que estava sob domínio da direita brasileira, aponta cientista político

    • Author, Mariana Alvim
    • Role, Da BBC News Brasil em São Paulo

O ano de 2025 vinha trazendo sucessivas pesquisas de opinião amargas para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu governo, com altos percentuais de avaliação negativa que deixaram seu partido e aliados em alerta para as pretensões de reeleição em 2026.

Até que julho trouxe boas novas para a gestão petista: em algumas sondagens, sinais de melhoria na popularidade e nas chances de vitória de Lula — que, apesar da rejeição nos últimos meses, já era um dos favoritos para o pleito do ano que vem.

Trump deixou claro que a medida era uma retaliação ao processo que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) contra seu aliado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por suposta tentativa de golpe. A taxação veio após intensa campanha por sanções contra o Brasil liderada pelo deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que atualmente mora nos EUA.



FONTE