Início INTERNACIONAL Tarifaço de Trump: sob Bolsonaro e Lula, diesel da Rússia vira negócio...

Tarifaço de Trump: sob Bolsonaro e Lula, diesel da Rússia vira negócio bilionário e coloca o Brasil na mira do governo americano



reescreva este conteúdo e mantenha as tags HTML

Montagem com foto de Vladimir Putin, barris de petróleo e o mapa do Brasil ao fundo.
Legenda da foto, A Rússia de Vladimir Putin se tornou a principal exportadora de óleo diesel para o Brasil. Compra de combustíveis do país entrou na mira dos Estados Unidos. Empresários brasileiros temem que Brasil possa ser alvo de sanções

    • Author, Leandro Prazeres
    • Role, Da BBC News Brasil em Brasília

Empresas brasileiras com faturamento bilionário, sócios no exterior e ações negociadas em bolsas internacionais foram responsáveis pela importação do equivalente a US$ 13 bilhões em óleo diesel da Rússia desde que o país comandado por Vladimir Putin invadiu a Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Hoje, a Rússia é responsável por 60% do diesel importado pelo Brasil e integrantes do governo e empresários do setor temem que o Brasil vire alvo de novas tarifas americanas por conta da ligação do país com o setor petrolífero russo.

A preocupação se acentuou nos últimos dias depois que o governo dos Estados Unidos abriu uma nova ofensiva contra países que compram combustíveis da Rússia. O argumento é de que as importações de combustíveis russos feitas por países como China, Índia e Brasil financiam a máquina de guerra de Vladimir Putin.

Na quarta-feira (6/8), a Casa Branca anunciou tarifas de 50% sobre produtos indianos por conta do comércio de combustíveis entre a Índia e a Rússia.



FONTE