Início GERAL “Cobrador do chicote” está entre presos em operação; veja nomes

“Cobrador do chicote” está entre presos em operação; veja nomes



O empresário Rafael Geon de Souza, detido em 2023 em Cuiabá, pela acusação de integrar um grupo que ficou conhecido como “cobradores do chicote”, foi um dos alvos de mandado de prisão na Operação Datar, da Polícia Civil, nesta quinta-feira (14). 
 
Além dele, também foram presos os djs Diego de Lima Datto e Patrike Noro de Castro, Jackson Luiz Caye, Marco Antônio Santana, Lucas Goudinho e Gonçalves e Thiago Massashi Sawamura.
 
A investigação da Denarc (Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos) revelou que o grupo, composto também por pessoas de outros Estados, teria movimentado R$ 185 milhões em lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas em Mato Grosso. 
 
Ao todo, a operação cumpriu 67 mandados, incluindo sete de prisão preventiva, 11 medidas cautelares diversas, 14 mandados de busca e apreensão, 19 ordens de bloqueio de contas bancárias e o sequestro de 16 veículos automotores.

 
Os mandados foram cumpridos em Cuiabá, Primavera do Leste, e nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Uma empresa e 19 pessoas foram alvos após descoberta de movimentações financeiras milionárias sem registro legal.
 
Durante as investigações, constatou-se que diversos alvos da operação, incluindo familiares, movimentavam valores expressivos por meio de contas próprias, sem qualquer lastro documental ou origem lícita comprovada. 
 
Conforme a Polícia, parte dos recursos eram fracionados em pequenas quantias e transitavam entre contas de pessoas físicas e jurídicas, com o objetivo de ocultar e dissimular a real origem do dinheiro.
  
O alvo principal, segundo a Denarc, é o dj Diego Datto, que já havia sido preso em uma investigação anterior da delegacia. Agora, a ação policial mira os demais membros do grupo criminoso.
 
Grupo do chicote
 
Rafael foi preso no dia 20 de setembro de 2023, pela Polícia Civil, apontado como um dos mandantes da ação de um grupo que agrediu, até com chicotes, um devedor. Um dos episódios foi gravado, divulgado nas redes sociais e repercutiu. A agressão aconteceu em plena luz do dia, na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá.
 
O empresário foi solto no dia seguinte, em audiência de custódia pelo juiz João Bosco da Silva, que levou em consideração o fato de Rafael ter um filho, que na época tinha 5 anos, ser portador do espectro autista, além da gravidez da esposa do acusado.
  
Leia mais:
 
PJC prende 7 que movimentaram R$ 185 mi com tráfico em MT
 
Operação contra o tráfico apreende Mercedes e Land Rover; veja
 
Servidor da AL é alvo de operação por suspeita de elo com tráfico
  
Com filho autista, empresário alvo de operação deixa a prisão
 



FONTE