Início CULTURA Nova versão do Mapas Culturais está no ar — Ministério da Cultura

Nova versão do Mapas Culturais está no ar — Ministério da Cultura



A versão 7.6 do Mapas Culturais está no ar. O aperfeiçoamento do software livre para o mapeamento colaborativo e gestão do fomento à cultura é fruto de parceria do Ministério da Cultura (MinC) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a empresa de desenvolvimento de tecnologias digitais hacklab/.
“A nova versão do Mapas nasce muito da necessidade de modernização dos sistemas digitais para a gestão do fomento à cultura. Com a consolidação da Política Nacional Aldir Blanc, com esse repasse inédito para estados e municípios, a demanda para a gente otimizar os processos relacionados ao fomento direto e uma sistematização na coleta dos dados para avaliação dos resultados é cada vez mais importante”, comentou a subsecretária de Gestão Estratégica do MinC, Letícia Schwarz.
Funcionalidades
O software base do Mapa da Cultura, ambiente digital dinâmico e convergente onde cada indivíduo pode compartilhar sua atuação e informar sobre entidades culturais em sua localidade e região, traz novas funcionalidades. Entre elas estão: plano de metas, monitoramento e prestação de informações, painel de dados e recursos.
O plano de metas permite que o agente cultural detalhe os produtos, ações e metas que se propõe a realizar por meio do projeto a ser fomentado. Constitui-se como um mecanismo que auxilia o monitoramento da execução da oportunidade.
Já o monitoramento e prestação de informações insere no sistema esta etapa do fluxo de fomento. Permite que a interlocução da gestão pública com os agentes contemplados se realize, do início ao fim do projeto, dentro do Mapa da Cultura. A prestação de informações pode ser pontual, ao fim do projeto ou contínua, ficando aberta durante toda a execução da oportunidade
Além disso, agora também é possível efetuar os procedimentos do módulo de recursos por meio da plataforma, integrando essa funcionalidade tanto às etapas de seleção e habilitação, quanto à fase de prestação de informações.
Lançamento
A nova versão do Mapas Culturais, que é também uma ferramenta de gestão de editais e seleções públicas utilizada por diversos estados e municípios, foi lançada nesta terça-feira (19) em evento virtual voltado a gestores, desenvolvedores e integrantes da comunidade Mapas.
Na ocasião, representantes do MinC, da UFPR e da hacklab/ falaram sobre o Mapa da Cultura como instrumento de aprimoramento dos processos de gestão do fomento cultural; as novas funcionalidades desenvolvidas no escopo do Projeto Mapas Culturais, Termo de Execução Descentralizada (TED) feito em parceria com o MinC; e pontos aprimorados na versão 7.6 do software.
Coordenadora do projeto, a professora da UFPR Déborah Rebello de Lima contou sobre o trabalho realizado pela equipe ao longo de quase dois anos. “O objetivo geral era qualificar o ecossistema de soluções digitais para a cultura por meio desse projeto para que ele acolhesse as necessidades da execução federativa do fomento direto à cultura, a Política Nacional Aldir Blanc. Alcançamos a metas com uma nova versão da plataforma”, salientou.
A sócia e diretora da hacklab/ Lívia Ascava lembrou o histórico do Mapas Culturais antes de explicar suas novas funcionalidades. “A plataforma tem 12 anos e já surgiu para se tornar um bem comum da cultura. Foi desenhada por uma série de pessoas, movimentos e organizações com o objetivo fortalecer o Plano Nacional de Cultura e os planos e estaduais e municipais”, explicou.
Assista aqui a transmissão:

Clique aqui para acessar o repositório do MinC no GitHub.



FONTE