A Cinemateca Brasileira, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, referência na guarda e difusão do patrimônio audiovisual, abre as inscrições para seu novo programa “Imersão nas Áreas Técnicas”.
As inscrições poderão ser realizadas entre 28 de agosto e 05 de setembro. A iniciativa integra o Programa de Preservação do Audiovisual Brasileiro e visa fortalecer a Rede Nacional de Arquivos Audiovisuais por meio da qualificação técnica. O objetivo é oferecer aos participantes uma vivência intensiva e detalhada nos processos e protocolos de preservação de acervos audiovisuais, com foco em atividades fundamentais e identificadas como demandas prioritárias para a rede.
A imersão será oferecida em quatro áreas técnicas — Preservação de Filmes, Catalogação Audiovisual, Laboratório de Imagem e Som, e Centro de Documentação e Pesquisa —, cada uma com seis vagas e uma carga horária de 30 horas. As atividades acontecerão no segundo semestre de 2025, nas seguintes datas: 20 a 24 de outubro para Preservação de Filmes, 27 a 31 de outubro para Catalogação Audiovisual, 17 a 21 de novembro para Laboratório de Imagem e Som e 24 a 28 de novembro para o Centro de Documentação e Pesquisa.
Para se candidatar, é necessário ter mais de 18 anos e possuir vínculo profissional com instituições da Rede Nacional de Arquivos Audiovisuais ou que tenham formalizado o interesse em integrá-la. Os custos de transporte, hospedagem e alimentação são de responsabilidade dos selecionados.O resultado do processo seletivo será divulgado em 12 de setembro. A iniciativa representa uma chance para profissionais do setor aprenderem diretamente com a equipe de uma das mais importantes cinematecas do mundo.
Para mais informações ou dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected].
Início CULTURA Cinemateca Brasileira abre inscrições para imersão em suas áreas técnicas — Ministério...