Nesta quinta-feira (11), o secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares, cumpriu agenda em Madri, Espanha, com o objetivo de estreitar as relações e explorar novas parcerias entre o Brasil e renomadas instituições culturais espanholas. Os encontros focaram em projetos de cooperação, intercâmbio de tecnologias de gestão e a promoção de artistas brasileiros no cenário internacional.
“As reuniões em Madri representam um passo estratégico para o MinC na busca por internacionalizar suas políticas e criar novas oportunidades para a cultura brasileira, seja através da troca de conhecimento em gestão ou da circulação de seus artistas e pensadores”, avalia Márcio.
A primeira reunião do dia foi no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, com a presença de Carlos Urroz, diretor do Gabinete Institucional. A conversa girou em torno de duas grandes possibilidades de colaboração. A primeira é a inclusão de um conferencista brasileiro em um ciclo de debates que o museu organizará em 2026, focado em temas como memória, polarização e o papel da arte na sociedade contemporânea.
Além disso, foi discutida a possibilidade de uma exposição dedicada ao artista brasileiro Arthur Bispo do Rosário. O museu já possui um histórico de colaborações com instituições brasileiras, como o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu de Arte Moderna (MAM), e mostrou-se aberto a novos acordos de co-organização e pesquisa.
O segundo compromisso do secretário foi com Adrián Sepiurca, diretor Artístico do programa 21 Distritos, uma iniciativa da Prefeitura de Madri que promove a cultura de forma descentralizada nos bairros da cidade. Sepiurca apresentou o funcionamento do projeto, que busca levar atividades culturais a locais fora do circuito central, alcançando novos públicos.
A ideia é estudar formas de adaptar essa abordagem para programas brasileiros, como a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), incentivando municípios a desenvolverem iniciativas semelhantes de democratização e territorialização da cultura. O diretor do 21 Distritos ressaltou o grande interesse que a cultura brasileira desperta internacionalmente e se mostrou muito aberto a receber propostas e artistas do Brasil.
FONTE
Início CULTURA Ministério da Cultura fortalece laços com instituições culturais em Madri — Ministério...