A seleção brasileira de Sumô foi destaque no 19ª Campeonato Mundial de Sumô realizado na Tailândia. O evento aconteceu no sábado (13) e domingo (14) na cidade de Bangok. O Brasil conquistou sete medalhas de bronze e consolidou o sumô brasileiro como uma potência em ascensão no cenário mundial. As conquistas nas categorias Júnior mostram o crescimento e renovação da modalidade, enquanto os resultados adultos reforçam a competitividade do país frente às equipes mais tradicionais do sumô.
Dentre esses atletas premiados, destacamos a medalha conquistada pelo atleta Kaio Ruiz (peso médio) que foi convocado pela Confederação Brasileira de Sumô para representar o Brasil no 19º Campeonato Mundial Júnior de Sumô e fez bonito ao conquistar a medalha de bronze. Kaio que é natural de Pereira Barreto, interior de São Paulo, defendeu o município de Auriflama-SP.
Kaio Ruiz, já havia conquistado a medalha de prata na categoria júnior, durante as disputas do Campeonato Mundial de Sumô de 2023 realizado na Arena Tahcikawa Tachihi em Tóquio, capital japonesa e em 2024 na Polônia.
Além dos pódios, o Brasil teve uma conquista especial: a atleta Luciana Watanabe recebeu da Federação Internacional de Sumô o prêmio de Atleta Destaque, reconhecimento concedido a competidores que demonstram excelência técnica, espírito esportivo e dedicação exemplar.