Início ESPORTE NA SEGUNDONA – Handebol de Mato Grosso é campeão dos Jogos da...

NA SEGUNDONA – Handebol de Mato Grosso é campeão dos Jogos da Juventude



O último dia de disputas do handebol nos Jogos da Juventude Caixa 2025 reuniu centenas de torcedores nas quadras de Brasília para acompanhar as decisões das três divisões, no masculino e no feminino. Partidas cheias de emoção, ritmo acelerado e confrontos equilibrados fecharam com chave de ouro a participação da modalidade na competição nacional.
Na terceira divisão masculina, a equipe de Mato Grosso representada pelo municipio de Sorriso mostrou força do início ao fim e venceu o Acre por 33 a 14, assegurando lugar na 2ª divisão em 2026. A medalha de bronze ficou com o Rio Grande do Norte, que venceu a Paraíba por 20 a 17.
Com o título, handebol de Sorriso coloca Mato Grosso na 2ª divisão dos Jogos da Juventude
Com mais esse acesso, Mato Grosso não terá nenhuma equipe na 3ª divisão dos Jogos da Juventude em 2026. As equipes de basquetebol feminino, futsal masculino e voleibol masculino disputarão a 1ª divisão dos Jogos da Juventude. As demais equipes disputarão a segunda divisão. “Vale destacar a participação de Mato Grosso nessa edição dos Jogos da Juventude 2025 onde tivemos o acesso de duas equipes para a 1ª divisão, o basquetebol feminino e o futsal masculino que agora se juntam ao voleibol masculino, que se manteve na referida divisão, e o acesso do handebol masculino á 2ª divisão, tirando de vez as modalidades coletivas do estado de Mato Grosso da 3ª divisão dos Jogos da Juventude“, destacou Marcelo Cruz, Chefe da Delegação de Mato Grosso e Superintendente de Desporto Escolar da Secel.
Mais decisões no último dia
Na decisão do handebol feminino, o título veio em uma decisão dramática. O Mato Grosso do Sul venceu Minas Gerais por 29 a 27 e conquistou o ouro da categoria. O bronze ficou com o Rio Grande do Norte, que superou a Bahia por 22 a 11.
Na primeira divisão, o ouro ficou com São Paulo, um dos estados mais tradicionais no handebol. As paulistas venceram Pernambuco por 22 a 12. O terceiro lugar foi para o Rio de Janeiro, que superou o Rio Grande do Sul por 17 a 14.
A final da segunda divisão feminina foi repleta de emoção do início ao fim. Alagoas venceu o Espírito Santo por 16 a 15 e garantiu o retorno à elite do handebol juvenil nacional. A festa alagoana ficou completa com a conquista do masculino: em uma partida muito equilibrada, marcada por grandes defesas dos goleiros, a equipe venceu o Rio de Janeiro por 21 a 19 e assegurou o acesso.
Realizados em Brasília entre os dias 10 e 25 de setembro, os Jogos da Juventude CAIXA 2025 reuniram mais de 4.700 atletas de todos os estados brasileiros. A competição se consolidou como palco de descobertas e vitrine para novos talentos, além de celebrar a diversidade esportiva e promover a integração entre jovens de diferentes regiões do país.



FONTE