O Ministério da Cultura (MinC), representado pelo secretário-executivo, Márcio Tavares, participou nesta quarta-feira (22), em Brasília, da Reunião de Ministros do Turismo do Mercosul. Promovida sob a Presidência Pro Tempore do Brasil no âmbito do bloco, a atividade contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, e de autoridades dos países membros.
“Sem cultura, não há turismo sustentável. E sem turismo, a cultura perde um dos seus maiores aliados econômicos e de projeção internacional. Nas reuniões de cultura do Mercosul temos reafirmado o lema diversidade que une, cultura que integra. O turismo é parte essencial dessa equação. É por meio dele que pessoas cruzam fronteiras, se aproximam e se reconhecem na diversidade cultural que nos define como região”, salientou Márcio Tavares.
E acrescentou: “cultura e turismo precisam caminhar juntos na promoção conjunta, na gastronomia regional, nas rotas temáticas e na qualificação de experiências com acessibilidade, sustentabilidade e salvaguarda do patrimônio. Essa integração potencializa emprego e rende inclusão social”, ressaltou.
O titular do Turismo frisou a relevância do país exercer a presidência pró-tempore do Mercosul e, a partir dessa posição, reafirmar o compromisso com uma integração sustentável, inovadora e inclusiva.
“Por entender que o turismo é um dos pilares mais concretos da colaboração regional, gerando empregos, renda e conectando nossas culturas e povos, o Ministério do Turismo brasileiro tem promovido uma agenda de convergência entre os países. Valorizamos a cooperação técnica, a visibilidade conjunta e o fortalecimento das estruturas regionais”, comentou Celso Sabino.
Entre as ações que marcam o mandato do Brasil ele realçou o reforço da marca Visite South America, que simboliza a promoção turística conjunta do Mercosul, e o lançamento da rota turística do futebol e dos estádios do Mercosul.
A iniciativa proposta pelo Brasil com o apoio dos países do bloco visa valorizar o esporte como elemento de identidade regional e ativo turístico compartilhado.
O encontro promovido nesta quarta teve como objetivo discutir políticas de integração, comércio e o fortalecimento do turismo regional, estimulando oportunidades e o intercâmbio entre os destinos do Mercosul.
FONTE