A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa da Reunião Ministerial da Cultura do G20, que acontece no dia 29 de outubro, na província de KwaZulu-Natal, em Durban, na África do Sul. O encontro é precedido pela 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho sobre Cultura do G20 (CWG) em 2025, e marca o encerramento das atividades técnicas que antecedem a reunião ministerial. A missão da ministra visa reforçar o papel das políticas culturais para o desenvolvimento sustentável e inclusivo, a partir da perspectiva do Sul Global.
A Reunião Ministerial do CWG em Durban buscará promover as quatro prioridades centrais do Grupo de Trabalho sob a presidência sul-africana, em linha com o lema da presidência sul-africana “Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade”, advindas do Ubuntu. Na agenda, a ministra Margareth Menezes tem previstas reuniões bilaterais com ministros dos países membros do G20 e de países convidados, incluindo a assinatura de Memorandos de Entendimento em Matéria Cultural com parceiros específicos.
Segundo a ministra Margareth Menezes, o Brasil tem reafirmado seu compromisso em fazer da cultura uma dimensão estratégica das políticas públicas, capaz de unir povos e fortalecer o diálogo entre nações. “Participar deste encontro na África do Sul é uma oportunidade de ampliar nossas pontes com o mundo e reforçar a necessária cooperação internacional a partir da cultura”, destaca.
O Brasil e a África do Sul mantêm uma relação histórica e estratégica dentro do G20, especialmente no contexto do Sul Global, com ambos os países participando de coalizões internacionais, como o BRICS.
O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, destacou a organização e o foco do Brasil em questões importantes que afetam bilhões de pessoas, como a erradicação da pobreza e da fome. A África do Sul, ao assumir a liderança, se comprometeu a dar prosseguimento a metas brasileiras, como o G20 Social.
A continuidade da cooperação entre os dois países é formalizada pela participação do Brasil na “Troika” do G20, composta pelo país anfitrião atual (África do Sul), o anterior (Brasil) e o próximo (Estados Unidos), garantindo a continuidade e a coesão do processo e da agenda.
Museu do Apartheid
Além das sessões plenárias e bilaterais, a agenda da ministra na África do Sul inclui atividades que destacam a dimensão social e histórica da cultura. Em Joanesburgo, está prevista visita ao Museu do Apartheid e reunião de trabalho com o Embaixador do Brasil na África do Sul.
Programação
26 de outubro de 2025Joanesburgo- 16h: Visita ao Museu do Apartheid- Reunião com o Diretor-Executivo do Museu do Apartheid, Christopher Till
27 de outubro de 2025Joanesburgo- 12h: Reunião com a Embaixada do Brasil
28 de outubro de 2025Durban- Reunião técnica do Grupo de Trabalho de Cultura- 18h: Jantar de Recepção aos Ministros da Cultura do G20
29 de outubro de 2025- 9h a 14h30: Reunião de Ministros de Cultura do G20- 15h30: Reuniões bilaterais (encontros previstos com os Ministros de Cultura de África do Sul e Angola para assinatura de Memorandos de Entendimento em Matéria Cultural)- 19h: Jantar de Gala oferecido aos Ministros de Cultura do G20
30 de outubro de 2025Manhã: Programação culturalServiçoReunião Ministerial de Cultura do G20 na África do SulData: 26 a 30 de outubro de 2025Local: Joanesburgo e Durban, na África do Sul
Outras informaçõesAssessoria de Imprensa [email protected] do MinC no WhatsApp
FONTE




