Início CULTURA MinC realiza 1º Encontro Nacional da Rede Territórios da Cultura e celebra...

MinC realiza 1º Encontro Nacional da Rede Territórios da Cultura e celebra 15 anos dos CEUs das Artes — Ministério da Cultura



De 3 a 5 de novembro de 2025, o Ministério da Cultura (MinC) promoverá, em Brasília (DF), o 1º Encontro Nacional de Gestores da Rede Territórios da Cultura, uma iniciativa voltada à troca de experiências e à construção conjunta de soluções para os desafios da gestão compartilhada de equipamentos culturais de base comunitária em todo o país.
O evento reunirá gestores municipais de cultura que atuam nos equipamentos da Rede Territórios da Cultura, promovendo um espaço de diálogo sobre temas como programação, ativação comunitária, mapeamento territorial, fortalecimento de rede, uso e ocupação dos espaços, parcerias e financiamento.
Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o encontro simboliza um novo momento na política cultural brasileira, marcado pela escuta ativa e pela valorização do conhecimento que vem dos territórios: 
“O Encontro Nacional da Rede Territórios da Cultura é mais do que uma celebração – é uma oportunidade de o governo federal ouvir, aprender e construir junto com os gestores que estão na ponta, que vivenciam diariamente os desafios e as potências da política pública de cultura. Essa escuta é essencial para transformar nossa forma de fazer política cultural e fortalecer a cultura como um direito de todas e todos”. 
Já a subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais, Cecília Sá, responsável pela coordenação do evento, destaca o caráter formativo e colaborativo do encontro: 
“Este é um espaço para que os gestores se encontrem, troquem experiências, se reconheçam uns nos outros. Apesar das diferenças territoriais do nosso país, eles compartilham desafios semelhantes — da manutenção dos equipamentos à qualificação das programações culturais. Criar um espaço de diálogo, colaboração e fortalecimento de vínculos é fundamental para que possamos avançar juntos, em rede”. 
A programação será diversificada, com painéis, grupos de discussão, trocas de experiências e contará com mais de 20 palestrantes convidados, incluindo dois participantes internacionais. O objetivo é reconhecer ações, atividades e projetos culturais que promovem participação da comunidade, gestão compartilhada, democratização do acesso a bens e equipamentos culturais e impacto real na vida das pessoas. 
Além do caráter formativo e colaborativo, o encontro marcará também a celebração dos 15 anos dos CEUs das Artes – Tecendo Vínculos, iniciativa que tem sido referência nacional em integração cultural, cidadania e democratização do acesso à cultura.
“Os CEUs das Artes são espaços onde a cultura acontece de forma viva, participativa e transformadora. Este edital é uma forma de reconhecer quem faz a diferença no dia a dia desses territórios e mostrar como a gestão compartilhada fortalece a cidadania e a identidade local”, destaca a subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais. 
Em comemoração, será realizado o lançamento do Edital Prêmio Boas Práticas, que reconhecerá experiências bem-sucedidas na gestão de equipamentos culturais. Durante o encontro, será lançada também a Cartilha “Territórios da Cultura – Cuidar, Conectar, Transformar”, um guia prático de gestão e articulação territorial de equipamentos culturais, que reúne diretrizes e boas práticas para o fortalecimento da Rede. 
O 1º Encontro Nacional de Gestores da Rede Territórios da Cultura será transmitido online, ampliando o acesso à discussão e permitindo que gestores, artistas e agentes culturais de todo o país acompanhem as atividades à distância.
Confira a programação:

08 às 17h | Credenciamento
08 às 09h | Coffee break
09h às 10h | Abertura Solene – Programa Territórios da Cultura e os 15 anos dos CEUs das Artes
10h às 11h | Lançamento Edital Prêmio Boas Práticas
11h às 12h | Aula Magna Faro, utopias e pilares – a experiência do México em gestão compartilhada como ferramenta de democratização cultural
12h às 14h | Almoço cultural – Programação no MovCEU
14h às 16h | Painel 01 – Novas centralidades na gestão de equipamentos públicos culturais: empoderamento cidadão e inclusão comunitária para construção de vínculos e de convivência cotidiana.
16h30 às 18h | Painel 02 – Conexões Culturais nos Territórios e Políticas Públicas: Economia Criativa, Diversidade e Oportunidades
18h | Programação Cultural

09h às 10h30 | Painel 03 – Rede Territórios da Cultura e Sistema Nacional de Cultura: ferramentas de gestão estratégica, balanço dos avanços e perspectivas
10h30 às 12h | Painel 04 – Cultura em Trânsito: Potencialidades e desafios de ações culturais itinerantes
12h às 14h | Almoço cultural – Programação no MovCEU – Sarau poético musical com poetas do Celeiro Literário Brasiliense. Música com Janete Góes e Jorge Luiz.
14h às 18h | Trocas de experiências: discussão temática em grupos
Grupo 1: Gestão de recursos financeiros: captação, articulação, parcerias e financiamento.
Grupo 2: Gestão compartilhada, mobilização social e participação cidadã
Grupo 3: Usos e programação, práticas inovadoras e ações afirmativas.
Grupo 4: Formação de redes e intersetorialidade

09h às 11h | Painel 05 – Cultura, Gestão e Inovação: Conectando Ideias para a Transformação
11h às 12h | Lançamento da Cartilha Territórios da Cultura – Cuidar, Conectar, Transformar: Guia de Gestão e Articulação Territorial de Equipamentos Culturais
14h às 15h30 | Painel 06 – Gestão Sustentável: Parcerias e fontes de financiamento para a longevidade dos espaços e equipamentos culturais
15h30 às 17h | Dinâmica Territórios do Futuro
17h às 17h30 | Coffee break de encerramento



FONTE