Início CULTURA Encerramento do 1º Seminário Nacional das Rodas de Samba é marcado por...

Encerramento do 1º Seminário Nacional das Rodas de Samba é marcado por encontro de grandes nomes do ritmo — Ministério da Cultura



Um encontro de grandes nomes do samba marcou o encerramento do 1º Seminário Nacional das Rodas de Samba, na cidade do Rio de Janeiro. O evento promovido pelo Ministério da Cultura aconteceu entre os dias 22 e 24 de junho, no Palácio Gustavo Capanema e no Renascença Clube. Ao longo desses três dias, artistas, produtores culturais e gestores públicos trocaram experiências e colocaram as rodas de samba no centro do debate.
A Mesa Inspiradora, que encerrou o evento na tarde de quarta-feira (24), contou com as presenças do compositor, cantor, escritor e estudioso das culturas africanas no continente de origem e na diáspora africana Nei Lopes, da cantora e compositora Teresa Cristina, da secretária de articulação federativa e comitês de cultura do MinC, Roberta Martins, além do cantor, compositor e violonista Moacyr Luz, do ex-presidente da Embratur Marcelo Freixo e do gerente de gestão de gabinete da Embratur, Tiago Prata.
No encerramento aconteceu ainda uma roda de samba comandada pelo cantor, compositor e percussionista Marcelinho Moreira, além de uma justa homenagem a Iranette Ferreira Barcellos, popularmente conhecida como Tia Surica, sambista, cantora, intérprete de samba-enredo e que foi presidente de honra da Portela entre os anos de 2022 e 2025, além de matriarca e integrante da velha-guarda da escola.
A secretária Roberta Martins destacou a importância desse evento e do olhar do MinC para as rodas de samba do Brasil. “Fico muito feliz em estar aqui vendo a construção dessa mesa, nesse evento que se propõe a discutir samba para além da roda mostrando toda a construção política e o legado dessa cultura”, disse.
Marcelo Freixo parabenizou o Ministério da Cultura por fazer um evento tão importante para a cultura, mas também para a economia do Rio de Janeiro. “A gente está discutindo aqui meio de vida, identidade, cultura e imagem do Rio de Janeiro, que é um produto de exportação muito forte por ser autêntico”, afirmou.
Em sua fala, Nei Lopes destacou a importância de envolver diferentes atores do universo cultural para manter as rodas de samba em seu devido lugar, como expressão da cultura popular de todo o país. “Devemos sensibilizar as escolas de samba e envolver outros elos, como os meios de comunicação e a indústria fonográfica. A gente não pode falar em roda de samba sem se preocupar com as questões fundamentais da divulgação desse elemento que a gente quer preservar e defender”, afirmou.
Moacyr Luz destacou a importância de se valorizar as rodas de samba uma vez que elas, dentre outras coisas, ao longo do tempo estarem funcionando como uma espécie de escola preparatória para os músicos poderem atuar em estúdios de gravação. “Quando eu era garoto, eu ia quase todo dia para um estúdio de gravação. Nessa época, eram poucos os que ocupavam esse lugar. Aos poucos, o nível de exigência dos instrumentistas das rodas de samba foi aumentando e o cara que tocava nessa roda foi se sentindo mais valorizado e as coisas melhoraram para ele. A ponto de muitos músicos passarem a gravar seus discos com aqueles músicos que o acompanhavam nas rodas de samba”, disse.
Para Teresa Cristina, a iniciativa do Ministério da Cultura de promover esse seminário foi de grande importância. Ela frisou que existe uma vontade de falar sobre roda de samba e que as conquistas das pessoas envolvidas nessa pauta são coletivas. “A vitória do samba é horizontal. Se a gente for pensar em vitória do samba individual, a gente não vai crescer. A primeira coisa que esse seminário pode trazer de bom para o samba é apontar saídas para que a gente possa mostrar a nossa arte da melhor maneira possível”.
Valorização
O gerente de gestão de gabinete da Embratur, Tiago Prata, ressaltou que a instituição vem realizando diversas ações envolvendo o samba e que, a partir do que foi debatido no 1º Seminário Nacional das Rodas de Samba, será publicado um edital com o intuito de levar as rodas de samba para o mundo.
“Vamos fazer um edital com valor total de R$400 mil focado em roda de samba, para poder levar ao exterior. Vamos escolher oito rodas de samba para financiar a viagem delas e fazer a promoção do Brasil”, anunciou.



FONTE