O deputado federal Juarez Costa (MDB) afirmou que está “praticamente definida” a sua filiação no Republicanos, sigla do vice-governador de Mato Grosso Otaviano Pivetta.
A saída de Juarez do MDB estava sendo ventilada desde o fim do ano passado devido a uma possível insatisfação do deputado com a condução da sigla para a formação de chapa para deputado federal em 2026.
Já está praticamente definido eu ir pro Republicanos. Tenho muita dificuldade, hoje, de formar uma chapa dentro do MDB
Em entrevista a imprensa, o parlamentar confirmou o descontentamento e disse que está trabalhando para a sua a reeleição e vê um cenário mais favorável em outra sigla.
“Já está praticamente definido eu ir pro Republicanos. Tenho muita dificuldade, hoje, de formar uma chapa dentro do MDB. Não foi trabalhado para isso. Então, a gente tem que procurar o caminho também”, disse o deputado.
“Não adianta você estar fazendo um grande trabalho e de repente não ter chapa para estar em uma reeleição. Hoje a gente tem conversado muito”, completou.
Juarez revelou que já tratou sobre sua filiação com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos/PB), o presidente do Republicanos Marcos Pereira e com Otaviano Pivetta.
“Está bem encaminhado essa questão do Republicanos”, afirmou.
Federação com MDB
Os diretórios nacionais do Republicanos e o MDB estão em tratativas para um possível federação partidária, visando o fortalecimento das siglas para 2026. Se confirmada, o bloco deve ser o terceiro maior em número de congressistas.
Juarez também falou que a conversa sobre a federação está “bem encaminhada” e que o bloco deve apoiar a candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para a presidência da República no ano que vem.
“Republicanos e MDB é só soma! É muito importante. E a gente defende também a candidatura do Tarcísio, e o próprio MDB defende essa candidatura”, disse.
“É uma somatória importante. Eu acho que isso vai ocorrer. O Baleia [Rossi, presidente nacional do MDB] já teve várias conversas com o Marcos Pereira, está bem encaminhado”, completou.
Leia mais sobre o assunto:
Pivetta evita comentar sobre federação com MDB, mas vê avanço