Início GERAL Júlio defende proposta que acaba com a reeleição: “Foi absurdo”

Júlio defende proposta que acaba com a reeleição: “Foi absurdo”

7
0



O deputado estadual Júlio Campos (União) disse apoiar a proposta que quer acabar com a reeleição em cargos Executivos no Brasil.
 

A reforma eleitoral está sendo feita. Eu sou a favor da não reeleição. A reeleição foi um absurdo que ocorreu no Brasil. O país perdeu muito

O Senado Federal está discutindo propostas para abolir a reeleição nos cargos de presidente da República, governadores e prefeitos, por meio de Propostas de Emenda à Constituição (PECs). O relator do novo Código Eleitoral é o senador Marcelo Castro (MDB-PI).
 
O relator apresentou três opções de PEC que visam estabelecer mandatos de cinco anos para os cargos do Poder Executivo. 
 
“A reforma eleitoral está sendo feita. Eu sou a favor da não reeleição. A reeleição foi um absurdo que ocorreu no Brasil. O país perdeu muito. Eu sou a favor do mandato de cinco anos”, afirmou Júlio à imprensa.

 
“O mandato de cinco anos é muito bom para qualquer prefeito, dá para fazer um grande governo. O primeiro ano seria de planejamento e para organizar casas, os quatro anos trabalhar. E também sou a favor da coincidência da eleição”, completou.
 
Além disso, as propostas incluem a extensão do mandato dos senadores de 8 para 10 anos e a unificação das eleições no país, estabelecendo que todos os cargos eletivos sejam definidos no mesmo ano, a partir de 2030.
 
As mudanças propostas têm gerado debates no Congresso e na sociedade, com diferentes opiniões sobre os impactos na democracia e na governança.
 
Apesar de ser favorável ao fim da reeleição, Júlio disse discordar da proposta que quer aumentar o tempo de mandato dos senadores.
 
A justificativa para o novo prazo é garantir maior estabilidade e continuidade legislativa no Congresso Nacional, permitindo que os senadores tenham mais tempo para desenvolver projetos de longo prazo.
 
“Todo mundo deveria ter um mandado de cinco anos.  Governador, senador, deputado federal, presidente, tudo. Nos Estados Unidos o mandado de senador lá é quatro anos. E o deputado são só dois”, disse.
 
A proposta para abolir a reeleição no Brasil está em tramitação no Senado Federal. A expectativa é que a PEC avance na Casa e, posteriormente, seja apreciada pela Câmara dos Deputados.



FONTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui