Cinco homens vestidos de palhaços foram abordados pela secretária municipal de Ordem Pública, delegada Juliana Palhares, e presos por suspeita de estelionato na tarde desta segunda-feira (19) em Cuiabá. Eles estavam na região da praça Oito de Abril pedindo doações nos semáforos para um suposto projeto social.
Nós verificamos o nosso sistema e tinha um boletim de ocorrência de uma vítima que alegou que eles passaram um valor diferente
De acordo com o delegado da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes, Eduardo Ribeiro, as vítimas aceitavam fazer transferências via Pix com um valor, mas os descontos acabavam sendo maiores que o combinado.
“Nós entramos em contato com algumas pessoas que confirmaram as doações, voluntariamente quiseram fazer, acreditaram no projeto. Nós verificamos o nosso sistema e tinha um boletim de ocorrência de uma vítima que alegou que eles passaram um valor diferente. A vítima queria doar um valor aproximado de R$ 100 e acabaram passando R$ 600”, afirmou.
De acordo com o delegado, as pessoas acabaram sendo lesadas por tentarem colaboram com a suposta iniciativa.
“Eles apresentavam para as pessoas fotos e vídeos de doações que eles realizavam. Eles alegavam que estavam levantando valores, arrecadando valores para realizar uma doação para pessoas carentes e em comunidades carentes também”, disse o delegado.
A prisão foi realizada após a secretária Juliana Palhares se deparar com a situação e acionar as equipes de segurança. Ela destaca que, informalmente, a Polícia já tem conhecimento de diversas pessoas que já caíram neste golpe.
Embora ainda não haja provas concretas da inexistência do projeto e a primeira vítima a fazer o B.O. não ter mostrado interesse em representar após o contato da Polícia, os celulares e máquinas de cartão foram apreendidos e as investigações continuam, de acordo com o delegado Eduardo Ribeiro, e os suspeitos seguem presos até que as oitivas (coleta de informações da Polícia por meio das informações dadas pelos suspeitos) sejam finalizadas.
Juliana Palhares ainda aconselha a população a buscar mais informações antes de tentar contribuir e acabar caindo em golpes.
“Na dúvida, é necessário a gente buscar maiores informações antes de colaborar e acabar colaborando com os criminosos. É isso aí, turma. Fique sabendo o alerta, golpe na praça, um golpe novo nessa nova modalidade”, finalizou.
Veja o vídeo: