Dois homens suspeitos de envolvimento com uma facção criminosa, que não tiveram suas identidades reveladas, morreram em confronto com o Gefron (Grupo Especial de Fronteira) nesta sexta-feira (23), no município de Pontes e Lacerda (a 444 quilômetros de Cuiabá).
De acordo com a Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública), a dupla transportava um arsenal em uma caminhonete Mitsubishi L200 e foi abordada em uma barreira montada pelo Gefron. Eles fugiram em direção à mata e atiraram contra os policiais, que revidaram, dando início a uma troca de tiros.
A dupla, que possuía extensa ficha criminal, ficou ferida e foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
A Polícia apreendeu a caminhonete avaliada em R$ 70 mil, duas carabinas calibre 12, dois revólveres calibre 357 e duas pistolas, totalizando um prejuízo de R$ 118 mil às facções criminosas.
Também foram encontradas grandes quantidades de munições: 114 unidades de calibre 12, 225 de calibre 9 mm, 34 de calibre .40, 77 de calibre 357 e 29 de calibre 380.
A barreira foi montada após a Polícia receber informações sobre a presença de envolvidos em homicídios nas cidades de Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade.
A ação ocorreu como parte das operações Tolerância Zero e Protetor das Fronteiras e Divisas. Participaram da ocorrência o Gefron, a Agência Regional de Inteligência e a Força Tática do 12º Comando Regional.
O coordenador do Gefron, tenente-coronel PM Manoel Bugalho, afirmou que a apreensão representa um duro golpe contra as facções criminosas. “Foi um grande prejuízo. A partir desta ação, mostramos a força da segurança pública no Estado de Mato Grosso”, afirmou.