A deputada estadual Janaina Riva (MDB) celebrou o resultado da pesquisa divulgada nesta sexta-feira (23) pela Paraná Pesquisas, mas adotou tom cauteloso e afirmou que ainda é cedo para avaliar o cenário eleitoral.
A deputada lidera a corrida pelo Governo do Estado e aparece em segundo lugar na disputa pelo Senado
Eu quero agradecer o carinho de cada um de vocês que me colocou aqui na Paraná Pesquisas em primeiro lugar para governador do Estado. Em segundo lugar para Senado da República
“Eu quero agradecer o carinho de cada um de vocês que me colocou aqui na Paraná Pesquisas em primeiro lugar para governador do Estado e em segundo lugar para Senado da República”, disse ela em um vídeo publicado no Instagram.
“E eu quero agradecer a você quem tem me acompanhado, tem me ajudado. É muito gratificante. Eu sei que ainda está muito longe. É cedo para a gente avaliar um cenário para 2026, mas isso mostra que nós estamos no caminho certo”, completou.
O estudo no qual Janaina aparece no topo da disputa, com 21,9% das intenções de voto, foi na modalidade estimulada, quando é apresentado os nomes aos entrevistados.
Tecnicamente empatados com ela estão o senador Wellington Fagundes (PL), sogro de Janaina, com 19,4%, e Otaviano Pivetta (Republicanos), que é apoiado pelo governador Mauro Mendes (União), tem 16,9% da preferência dos entrevistados.
“O Instituto Paraná Pesquisas é um instituto nacional, um instituto renomado. Então, fico muito feliz. Está aqui um site nacional, o Poder 360, noticiando a nossa primeira colocação para o governo”, afirmou a deputada.
Senado
Na pesquisa, também foi divulgado o cenário eleitoral das eleições ao Senado de 2026. De acordo com o levantamento, a deputada ficou na segunda colocação da pesquisa estimulada, com 29,2% das intenções de voto, atrás do governador Mauro Mendes (União), que teve 60,8%.
Em terceiro aparece o ex-governador e ex-senador Pedro Taques (sem partido), que chegou a 18,3% das intenções de voto.
O atual senador Jayme Campos (União), que pode ir à reeleição, está com 15,1% da preferência, em quarto lugar. Já o deputado federal José Medeiros (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), está em quinto com 13%.
A pesquisa
Segundo a Paraná, a margem estimada de erro é de aproximadamente 2,5 pontos percentuais. Desta forma, os três estão empatados tecnicamente.
O levantamento ainda mostrou que 6% não quiseram ou não souberam responder. Outros 9,7% disseram que votariam nulo ou em branco.
O Paraná Pesquisas falou com 1.540 eleitores em 60 municípios de Mato Grosso. O grau de confiança da pesquisa é de 95%.
Coleta de dados realizada através de entrevistas pessoais, entre os dias 7 e 11 de maio.
Leia mais:
Paraná Pesquisas mostra Mendes com 60% e Janaina com 29%
Janaina, WF e Pivetta aparecem empatados tecnicamente; confira