O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) afirmou que poderá fazer novas trocas de secretários “a qualquer momento”.

Acredito que também tenho que ter a responsabilidade de analisar aquilo que preciso fazer para melhorar a condução dos serviços
Em seus oito meses de gestão, o prefeito já fez diversos remanejamentos nas Pastas e três exonerações em secretarias municipais importantes, como Saúde, Educação e Mobilidade Urbana.
“A qualquer momento pode acontecer. Acredito que todos os secretários são cargos que estão à disposição do município e que podem colaborar com o município de diversas formas”, afirmou à imprensa.
Apesar de confirmar estar aberto às mudanças nas secretarias, Abilio também admitiu que isso traz desgaste a sua gestão. Segundo o prefeito, as trocas que ocorrem não são um “desejo” dele, mas uma necessidade para poder executar o projeto que ele vê como melhor para Cuiabá.
“Eu não tenho interesse nenhum em trocar um secretário. Não tem benefício nenhum em trocar um secretário. Muito pelo contrário, me traz exposição. Mas acredito que também tenho que ter a responsabilidade de analisar aquilo que preciso fazer para melhorar a condução dos serviços do município de Cuiabá”, disse.
O prefeito também pontuou que as exonerações não significam que os antigos secretários não estavam aptos para exercer as funções.
Abilio apontou que alguns eram excelentes em determinadas atividades, mas que no momento a gestão precisava de uma pessoa que tivesse capacidade de desenvolver outros setores.
Ele citou como exemplo o caso da exoneração de Lúcia Helena, que comandava a Pasta da Saúde desde o começo do mandato. Ela deixou a secretaria no final de julho.
“A doutora Lúcia era uma excelente médica pediátrica, ajudou em diversos avanços na Secretaria de Saúde de Cuiabá. Contudo, a Daniela Carmona tem ajudado a gente em outras áreas, principalmente, por exemplo, nas áreas de UPA, que a gente deu uma melhorada em alguns serviços”, disse.
“Não significa que a doutora Lúcia não podia fazer isso, significa que são experiências e conhecimentos diferentes. Daniela Carmona, como já passou pela intervenção do município de Cuiabá um tempo atrás, ela tem uma experiência da gestão pública diferente daquela que a doutora Lúcia tem”.
Veja vídeo:
Leia mais:
Abilio confirma ex-interventora como futura secretária de Saúde
Com 90 dias de gestão, Abilio demite secretária de Educação
Abilio exonera secretária da Semob e nomeia vice-prefeita; veja
Abilio exonera vice-prefeita da Semob após atrito com vereadores
Abilio faz nova mudança e exonera chefe da Empresa Cuiabana