Início GERAL Abilio: será difícil reverter falhas na iluminação do Contorno Leste

Abilio: será difícil reverter falhas na iluminação do Contorno Leste


O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) disse que será difícil reverter o problema de iluminação pública que ocorre em parte do Contorno Leste.

Aquela obra não poderia ter nenhum ato de inauguração com ela inacabada como está e ela não poderia ter sido liberada para o fluxo com os riscos que ela está oferecendo

 

No início de dezembro de 2024, o ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) entregou 17,3 km de obra, prometendo uma infraestrutura com iluminação de LED, ciclovia e pista dupla. Porém, a obra representava apenas 75% do projeto originalmente prometido.

 

Em janeiro, quando Abilio havia acabado de assumir a Prefeitura, moradores fizeram protestos na região devido aos acidentes, inclusive com mortes, que haviam ocorrido no trecho devido à má iluminação.

 

“Quando a gente altera esse projeto da iluminação pública, entenda, isso também altera os custos desse projeto na execução da iluminação pública. Isso trouxe um grande problema”, afirmou.

 

“Aquela obra não poderia ter nenhum ato de inauguração com ela inacabada como está e ela não poderia ter sido liberada para o fluxo com os riscos que ela está oferecendo de segurança viária. Infelizmente foi feito e hoje é uma situação muito difícil de reverter”, completou.

 

Ainda em janeiro, após vistoria, foram encontrados problemas técnicos envolvendo a rede elétrica, além de ligações irregulares, conhecidas como “gatos”.

 

Com isso, a Eletronorte (Eletrobras) interrompeu o fornecimento de energia devido aos problemas técnicos e de segurança encontrados no local.

 

Abilio responsabilizou a gestão do ex-prefeito pelo “mal planejamento” da obra. Na época, houve críticas por Emanuel ter inaugurado o trecho incompleto apenas para não terminar o mandato com outra obra inacabada.

 

“O Contorno Leste foi mal planejado. Não os seus traçados, mas por onde ele passa. Entenda bem, passar um Contorno Leste, uma via daquela, que precisa de altos postes de iluminação e colocar ele embaixo de um linhão de energia. Como que eu vou fazer a instalação de um poste de tamanha dimensão para ter amplitude na luz?”, questionou Abilio.

 

“Isso traz muito prejuízo para o município de Cuiabá, prejuízo para iluminação pública, prejuízo para a população do entorno que fica sem iluminação adequada enquanto está aguardando esse imbróglio ser resolvido. Mas isso está na obra, no projeto. O projeto está errado.”, disse.

 

Novo projeto

 

Apesar da dificuldade relatada pelo gestor, Abilio confirmou que a Prefeitura encaminhou um novo projeto de iluminação pública para a Eletronorte.

 

“A questão da Eletronorte, ela é uma entidade que não temos nenhuma gerencia sobre ela. É uma entidade que não depende do município de Cuiabá em nada, a autonomia dela é nacional. E nós mandamos os projetos, agora estamos aguardando a aprovação”.

 

Leia mais:

 

Moradores protestam contra falta de luz no Contorno Leste; veja

 

Obra de R$ 125 mi, Contorno Leste sofreu atraso e tem defeitos

 

 





FONTE