A iniciativa do senador Wellington Fagundes (PL-MT) em realizar uma audiência pública para debater a moratória da soja na última semana rendeu reconhecimento público da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e do deputado estadual Gilberto Cattani (PL).
Para eles a mobilização liderada pelo senador, foi decisiva para o reconhecimento da constitucionalidade da Lei estadual nº 12.709/2024, que assegura o direito de o Estado retirar incentivos fiscais de empresas que imponham restrições consideradas ilegais à produção agrícola.
O presidente da Associação dos Produtores de Soja em Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Beber, fez um agradecimento público ao senador pela dedicação ao tema, destacando sua liderança no Congresso e a articulação política que resultou em avanços concretos para os produtores.
Beber participou da audiência pública no Senado Federal a convite do senador e ressaltou a importância da presença de Fagundes na audiência com o ministro Flávio Dino, no Supremo Tribunal Federal (STF), em 19 de fevereiro.
“Quero deixar aqui meu sincero agradecimento pelo trabalho incansável do senador em defesa dos produtores de Mato Grosso e pela luta firme contra a moratória da soja. Sua atuação em diversas audiências, sua liderança ao promover uma audiência pública no Senado Federal sobre o fim da moratória, e seu apoio constante à causa dos produtores foram fundamentais para avançarmos nessa batalha”, declarou.
Beber também agradeceu pela presença de Fagundes no dia 19 de fevereiro, junto com os deputados estaduais, na audiência com o ministro Flávio Dino, levando pessoalmente o pedido e a defesa da Assembleia Legislativa para garantir o reconhecimento da lei.
O deputado estadual, Gilberto Cattani, também enalteceu a liderança de Fagundes, destacando o papel do senador em unir forças com a Assembleia Legislativa e demais instituições em defesa do setor produtivo.
“Quero aqui parabenizar o senador Wellington Fagundes, que promoveu uma audiência pública fundamental no Senado e convocou a Assembleia Legislativa para estar presente nessa luta. Ele tem sido um verdadeiro defensor dos produtores de Mato Grosso em Brasília”, afirmou Cattani em sua rede social.