Início ESPORTE Atleta representa Lucas do Rio Verde em competição internacional e agradece o...

Atleta representa Lucas do Rio Verde em competição internacional e agradece o vereador Jackson Lopes, por apoiar e incentivar o esporte.

6
0



Entre os dias 1º e 15 de maio de 2025, Armação dos Búzios, no estado do Rio de Janeiro, sediou o Brasil Ultra Triathlon — uma das mais desafiadoras e reconhecidas competições de resistência do mundo. Com provas que exigem preparo físico e mental extremos — como 38 km de natação, 1.800 km de ciclismo e 422 km de corrida — o evento reuniu atletas de elite de diversos países e é, atualmente, a única competição de Ultra Triathlon das Américas homologada pela International Ultra Triathlon Association (IUTA).
Durante a programação oficial do evento, a Ultra Brasil Tri (100 km) foi uma das provas de destaque. Em sua estreia em ultramaratonas, a atleta Roberta Lima, residente em Lucas do Rio Verde (MT), conquistou o primeiro lugar em sua categoria, trazendo para o município uma vitória histórica e simbólica de superação, força e representatividade.
Da corrida curta à ultramaratona: a evolução de uma atleta
Natural do estado do Acre e luverdense de coração, Roberta Lima é reconhecida por sua atuação em provas de curta distância — 5 km, 7 km e 10 km — nas quais já acumulou mais de 40 pódios. Com disciplina e constância, passou a desafiar-se em distâncias maiores, e conquistou pódio nas três meias maratonas que participou: Tchapa & Cruz, Ultramacho e Maratona de Cuiabá.
Em 2024, estreou em sua primeira maratona oficial, na capital mato-grossense, e novamente se destacou, vencendo a prova. A participação na Ultra Brasil Tri marca um novo capítulo em sua carreira esportiva, e representa não apenas uma conquista esportiva, mas também uma vitória pessoal.
Além de ser uma atleta profissional, ela presta assessoria a corredores e é estudante do curso de Educação Física. Roberta é membro ativo da ALFAA – Associação Luverdense de Familiares, Amigos e Autistas -, onde atua de forma sensível, incentivando outras mães a acreditarem no poder do esporte como um instrumento de acolhimento, saúde e inclusão.
 Apoio institucional faz a diferença
Durante sua visita ao gabinete do vereador, Roberta fez questão de destacar o apoio recebido por ele, figura atuante no incentivo ao esporte local:
“Foi uma honra representar nossa cidade em uma competição dessa magnitude. Agradeço imensamente ao vereador Jackson, que, desde que cheguei em Lucas do Rio Verde — ainda quando ele atuava como secretário de Esportes — sempre foi uma pessoa muito aberta a nos apoiar no esporte. Esse incentivo fez toda a diferença para mim”, declarou a atleta.
Roberta destacou o apoio do vereador Jackson Lopes
Esporte como política pública e inclusão social
Atualmente vereador de Lucas do Rio Verde, Jackson Lopes também foi secretário municipal de Esporte e Lazer. Durante sua gestão, desenvolveu políticas de fomento à prática esportiva, com atenção especial ao apoio a atletas locais e à promoção de eventos esportivos acessíveis.
“A Roberta representa o espírito da superação. Sua história é inspiradora e carrega um valor imensurável para o esporte luverdense. É um orgulho ver que nossas ações, enquanto gestores públicos, podem contribuir para que histórias como a dela alcancem reconhecimento e transcendam barreiras geográficas”, afirmou o parlamentar.
Uma escolha de vida: Lucas do Rio Verde como lar
Mais do que uma vitória esportiva, a trajetória de Roberta Lima simboliza pertencimento, afeto e raízes cultivadas com propósito. Em suas palavras finais, ela expressou com emoção o carinho pela cidade que acolheu sua história:
“Lucas é a cidade que escolhi no mapa para chamar de minha.”
Sua conquista em Búzios não apenas projeta o nome de Lucas do Rio Verde no cenário internacional do esporte, como também fortalece a imagem de uma cidade que valoriza o esforço, a inclusão e o potencial de seus cidadãos. Roberta Lima é, hoje, símbolo de uma geração de atletas que acreditam que com apoio, dedicação e coragem, é possível ir além dos próprios limites — e inspirar uma comunidade inteira a fazer o mesmo.
 



FONTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui