O Parque Radical de Deodoro, no Rio de Janeiro, viveu um fim de semana de competições intensas com a realização de duas grandes provas internacionais de BMX Racing. No sábado, a pista olímpica recebeu a quinta etapa da Copa Latino-Americana, que também marcou a primeira edição do Campeonato Ibero-Americano da modalidade. Já no domingo, o local recebeu a sexta e última etapa da Copa Latino-Americana, que definiu os campeões gerais da temporada e confirmou o sucesso da retomada do legado olímpico do BMX deixado pelos Jogos Rio 2016.
A programação reuniu atletas de diversos países e destacou a força do Brasil na modalidade. A pista de Deodoro, totalmente revitalizada pela Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), voltou ao calendário internacional mostrando sua importância para o desenvolvimento do BMX nas Américas.
Nas disputas deste domingo, o colombiano Mateo Carmona Garcia levou a melhor na categoria Elite Masculino, seguido pelo compatriota Carlos Alberto Ramírez e pelo brasileiro Guilherme Ribeiro, que garantiu o terceiro lugar. Entre as mulheres, na Elite Feminino, a brasileira Paola Reis confirmou o bom momento e venceu a etapa, à frente da compatriota Priscilla Stevaux e da equatoriana Doménica Azuero González.
No Sub-23 Masculino, o domínio brasileiro foi absoluto com Lucas Zimmermann em primeiro, Sillas Andrade da Silva em segundo e Eduardo Oliveira Filho em terceiro. Zimmermann, inclusive, venceu também no sábado e sagrou-se campeão geral da Copa Latino-Americana, consolidando um fim de semana perfeito.
“Foi um grande desafio competir em casa contra atletas tão fortes, mas me preparei muito para esse momento. Ganhar as duas etapas e conquistar o título geral é fruto de todo esse trabalho. A pista está excelente e o clima aqui em Deodoro faz toda diferença”, destacou Zimmermann.
Entre as mulheres do Sub-23, a equatoriana Doménica Mora Cordero venceu novamente, mantendo o alto nível apresentado durante toda a temporada. A colombiana Luisa Moreno Olarte e Marian Verano Laiton, também da Colômbia, completaram o pódio. Na categoria Junior Masculino, o boliviano Sebastian Ordoñez Lopez conquistou a vitória, seguido por Joaquin Salum, da Argentina, e Bruno de Souza Junior, do Brasil.
No acumulado da temporada, o Brasil teve presença marcante entre os campeões. Além do título de Lucas Zimmermann na Sub-23 Masculino, Priscilla Stevaux encerrou a competição com o vice-campeonato geral da Elite Feminino, confirmando mais uma vez o bom momento do ciclismo nacional.
“Foi um campeonato muito equilibrado, com etapas desafiadoras e ótimas pistas. Terminar como vice-campeã geral é algo que me deixa feliz e motivada. A estrutura em Deodoro mostra o quanto o BMX brasileiro está crescendo, todos estão de parabéns”, afirmou Stevaux, que também representa a Força Aérea Brasileira (FAB).
A retomada das competições internacionais em Deodoro simboliza um novo ciclo de oportunidades para o BMX brasileiro. A parceria entre a CBC e a Prefeitura do Rio de Janeiro tem sido essencial para revitalizar o legado olímpico e preparar o país para sediar novos eventos de grande porte.
Classificação Geral – Copa Latino-Americana de BMX Racing 2025 (após seis etapas)
Junior Feminino1) Emilia Carrasco Ramirez – Chile2) Marian Fernanda Verano Laiton – Colômbia3) Guillermina Garcia – Argentina
Junior Masculino1) Joaquin Salum – Argentina2) Bruno de Souza Oliveira Junior – Brasil3) Sebastian Ordoñez Lopez – Bolívia
Sub-23 Feminino1) Doménica Gisell Mora Cordero – Equador2) Luisa Fernanda Moreno Olarte – Colômbia3) Valentina Ramírez – Chile
Sub-23 Masculino1) Lucas Moresco Zimmermann – Brasil2) Santiago Franco Molina – Argentina3) Mateo David Villalba – Argentina
Elite Feminino1) Doménica Azuero González – Equador2) Priscilla Andreia Stevaux Carnaval – Brasil3) Pamella de Sousa – Brasil
Elite Masculino1) Gonzalo Nahuel Molina – Argentina2) Federico Emiliano Villegas – Argentina3) Mauricio Molina Vergara – Chile
FONTE




