reescreva este conteúdo e mantenha as tags HTML
Crédito, Bruno Spada/Câmara dos Deputados
-
- Author, Leandro Prazeres
- Role, Da BBC News Brasil em Brasília
A deputada federal licenciada Carla Zambelli foi presa nesta terça-feira (29/7), na Itália, pela polícia italiana. A informação foi confirmada à BBC News Brasil por uma fonte da Polícia Federal.
Condenada a 10 anos de prisão e à perda de mandato por invadir sistemas de mandados judiciais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Zambelli havia ido para Itália sob o argumento de poderia ser protegida por ter cidadania italiana.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou no início de junho a prisão preventiva de Zambelli, após ela anunciar a saída do Brasil, atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Dias depois, Moraes pediu que o Ministério da Justiça formalizasse o pedido de extradição e determinou que a deputada começasse a cumprir a pena de prisão de forma definitiva. O ministro também pediu a inclusão do nome de Zambelli na lista de difusão vermelha da Interpol
A parlamentar havia pedido licença do cargo por 127 dias para tratar de “interesse particular”, incluindo sete dias para tratamento de saúde, algo previsto no regimento da Câmara.
Na época, ela criticou as decisões do ministro, acusando Moraes de “rasgar o devido processo legal, ignorar a imunidade parlamentar e violentar a democracia”.
Moraes também suspendeu o passaporte de Zambelli e determinou o bloqueio de bens e valores, incluindo verbas de seu gabinete como deputada federal.
Esta reportagem está em atualização