Um guia para orientar gestores. Com esse objetivo, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli) e da Secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura (SAFC), lança, nesta segunda-feira (11), cartilha sobre a aplicação dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura às Bibliotecas Públicas.
Além do documento, em julho, a Pasta realizou uma live tira-dúvidas com audiência de mais de 800 participantes de todas as regiões do país.
Acesse à cartilha aqui.
Investir em Bibliotecas
A cartilha orienta sobre diversos assuntos, desde a compreensão do uso dos recursos da Aldir Blanc para reforma, construção e ampliação de bibliotecas públicas; passando pelas estratégias práticas para aquisição de acervos, equipamentos eletrônicos e materiais bibliotecários; apresentação dos modelos de parceria com Organizações da Sociedade Civil para gestão compartilhada e de editais e processos licitatórios específicos para o setor de bibliotecas, além do marco regulatório e aspectos jurídicos essenciais para a implementação.
“Direcionar recursos da Aldir Blanc para bibliotecas públicas e comunitárias é estratégico porque esses espaços promovem o encontro com a imaginação, com o conhecimento e com a cidadania. Essa cartilha nasce como um instrumento prático para orientar gestores públicos na aplicação qualificada dos recursos, porque a gente acredita que investir em políticas de livro e de leitura é um caminho para expandir horizontes, garantir inclusão e construir um país mais democrático”, afirmou a secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, Roberta Martins.
“A Política Nacional Aldir Blanc compõe o Sistema Nacional de Cultura uma ação colaborativa e federativa entre o Governo Federal, o MinC, e os estados e municípios. Estamos em uma ação do Sistema, em uma integração também com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas”, explicou o secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), Fabiano Piúba.
Para o diretor de livro, leitura, literatura e bibliotecas, Jéferson Assumção, a Política Nacional Aldir Blanc é uma grande oportunidade existente com recursos em todos os estados, em 99,9% dos municípios brasileiros, para reabrir as bibliotecas públicas que estão fechadas, mas também para ampliar o número de bibliotecas ampliar o acesso ao livro, à leitura, à literatura.
“E por isso, então, nós estamos fazendo esse esforço e essa articulação, esse esforço de articulação com os estados e municípios para fazer com que tenhamos tanto do ponto de vista da infraestrutura, quanto da possibilidade de qualificação dos espaços e da programação cultural, fazermos uso desses recursos para a qualificação e a transformação dessas bibliotecas em bibliotecas vivas”, finalizou o diretor.
Já o diretor de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios, Thiago Leandro, lembra que o Ministério da Cultura está sempre à disposição dos gestores públicos para colaborar e tirar eventuais dúvidas em todas as fases de execução da Aldir Blanc. “Essa cartilha explicita a oportunidade de parceria tão valorosa entre cultura e educação em políticas públicas que são complementares. Por isso, reforçamos que estamos à inteira disposição dos gestores. Além do material de orientação, que está disponível no site do MinC, temos canais de atendimento tanto por e-mail como por plantões semanais, que este mês estão sendo realizados três vezes por semana por nossa equipe técnica”, destacou.
Assista a live que aconteceu em julho, aqui.
Acesse aqui apresentação que foi disponibilizada durante a live.