Início INTERNACIONAL Crise Brasil e EUA: governo Trump volta a criticar Moraes, e Itamaraty...

Crise Brasil e EUA: governo Trump volta a criticar Moraes, e Itamaraty reage: ‘Ataque frontal à soberania’



reescreva este conteúdo e mantenha as tags HTML

Palácio do Itamaraty, Ministério das Relações Exteriores, visto de fora

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Em resposta enviada à imprensa, o governo brasileiro disse que viu “um ataque frontal à soberania” nas declarações. Já o STF não emitiu comentários

    • Author, Luiz Fernando Toledo
    • Role, Da BBC News Brasil, em Londres
    • X,

Uma mensagem postada na rede social X neste sábado , 9, pelo vice-secretário do Departamento de Estado dos EUA Christopher Landau, e recompartilhada pela embaixada americana na mesma rede, virou mais um episódio na crise entre a gestão Donald Trump e o governo brasileiro.

A mensagem ataca o que chama de “poder ditatorial” do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, afirma que ele “destruiu a relação histórica de proximidade entre Brasil e os Estados Unidos” e que o país quer “restaurar a amizade histórica com a grande nação do Brasil.”

Em resposta enviada à imprensa, o governo brasileiro disse que viu “um ataque frontal à soberania” nas declarações. Já o STF não emitiu comentários.

Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República chamou o texto de “arrogante” e o classificou como “gravíssima ofensa ao Brasil, ao STF e à verdade.”





FONTE