Os deputados de direita da bancada federal de Mato Grosso reagiram ao anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar em 50% os produtos brasileiros exportados.

Eles vão insistir na retórica que a culpa é do Bolsonaro, do Eduardo, mas a culpa é da ‘fanfarronice’ do Lula
Enquanto os governistas têm culpado a família Bolsonaro pela taxação, os parlamentares mato-grossenses atribuíram a responsabilidade sobre a medida no presidente Lula (PT).
O ‘tarifaço’, como ficaram conhecidas as medidas de Trump que já taxou diversos países, foi anunciado na quarta-feira (9), citando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele afirmou que a forma como o Brasil tem tratado Bolsonaro é uma “vergonha internacional” e que o julgamento pelo STF é “caça às bruxas”.
O deputado federal José Medeiros (PL) afirmou que Lula não deveria ter se relacionado com ditadores e países com relações cortadas com os Estados Unidos. E que o petista assumiu o risco de ser taxado pelos americanos.
“Eles vão insistir na retórica de que a culpa é do Bolsonaro, do Eduardo, mas a culpa é da ‘fanfarronice’ do Lula, que a troco de nada tem se metido em assuntos que não dizem respeito ao Brasil”, disse ele nas redes sociais.
“Se alinhou à narrativa do Hamas, se aliou ao Irã mesmo sabendo dos embargos e tem se posicionado a favor de todos os ditadores que tem relações cortadas com os Estados Unidos. Infelizmente, para o Brasil e o setor produtivo, o presidente resolveu se bandear para o lado dos inimigos. Pois bem, essa cantilena agora teve um preço”, acrescentou.
Já a deputada Coronel Fernanda (PL) criticou o que chamou de “ditadura disfarçada”, se referindo à atuação do STF. “Trump deu o recado e o Brasil ignorou alertas, perseguiu quem pensa diferente e tentou calar os americanos. Agora, a conta chegou. Tudo isso é fruto de uma ditadura disfarçada, que sufoca a liberdade e afasta aliados”, disse.
O deputado Rodrigo da Zaeli (PL) atribuiu a culpa da tarifa a Lula e disse que espera que o presidente resolva o impasse e assuma a responsabilidade
“A ‘petezada’, para fugir da responsabilidade, quer colocar a culpa no governo Bolsonaro e esquece que agora o governo são eles. Esquecem que são os responsáveis pelas relações comerciais com os outros países. Eles são os responsáveis pelas ações judiciais no STF brasileiro contra empresas americanas”, disse.
“Esperamos quer o governo Lula resolva isso, assuma suas responsabilidades e não fique colocando a culpa em quem não tem”, completou.
Os deputados Coronel Assis (União) e Nelson Barbudo (PL) foram procurados pela reportagem, mas não responderam.
Leia mais sobre o assunto:
Trump cita Bolsonaro e impõe tarifa de 50% ao Brasil
Tarifas de Trump: Preço do café dispara nos mercados dos Estados Unidos
Setores afetados por tarifas pedem diplomacia e calculam prejuízos
Bancada do agro pede “cautela” e “resposta firme” após taxa de Trump