A pesquisa Percent Brasil, divulgada nesta semana, apontou que os deputados federais em atuação são os mais lembrados para as eleições à Câmara Federal no ano que vem.
No cenário estimulado, quando é apresentado o nome de eventuais candidatos aos entrevistados, aparecem como favoritos Coronel Fernanda (PL), com 5,4%, seguida por Coronel Assis (PL), com 4,3%, e José Medeiros (PL), com 4,1%. Já a ex-deputada federal Rosa Neide (PT) também aparece com 4,1%.
Na sequência aparecem o deputado federal Emanuelzinho (MDB), com 3%, e Juarez Costa (MDB) e Procurador Mauro (PSD) com 2,8% cada.
Já o deputado Nelson Barbudo (PL) aparece com 2,6% e o Investigador Gerson (sem partido) com 2,0%.
Na sequência, aparece o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), com 1,8%, o advogado Irajá Lacerda (PSD) 1,5%, Flavinha (MDB) 1,2% e Kalil Baracat (MDB) 1,1%. Os deputados federais Rodrigo da Zaeli (PL) e Gisela Simona (União) e os ex-federais Valtenir Pereira (MDB) e Neri Geller (Republicanos) registram 0,8% cada.
Nulos ou brancos somam 5,3%, indecisos 51,1% e não responderam 2,3%.
Espontânea
Na pesquisa espontânea – quando o eleitor menciona um nome sem a apresentação de uma lista, a mais lembrada continua sendo a Coronel Fernanda com 1,3%. Ela é seguida por Rosa Neide com 1% e Juarez Costa 0,9%.
Nelson Barbudo e Coronel Assis têm 0,8% cada, enquanto José Medeiros registra 0,7%.
Votos nulos ou brancos somam 3,1%, indecisos chegam a 80% e não responderam 7%.
A pesquisa
O estudo foi realizado presencialmente em Mato Grosso entre os dias 29 de julho e 4 de agosto, com 1.200 entrevistas.
A margem de erro de 2,83 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.
Veja os gráficos: