São Sebastião, Paranoá e Varjão – essas são as três regiões administrativas do Distrito Federal que serão contempladas com novos CEUs da Cultura. A decisão foi oficializada na Portaria Nº 229, de 12 de agosto de 2025, publicada no Diário Oficial da União.
Os equipamentos integram o segundo ciclo do Programa Territórios da Cultura, desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MinC) com o objetivo de formar uma rede de espaços culturais em comunidades periféricas. A ideia é valorizar a diversidade cultural e promover convívio, aprendizado, fruição e produção cultural em áreas socialmente vulnerabilizadas.
”A iniciativa representa um passo importante para a democratização do acesso à cultura e a valorização das comunidades locais, oferecendo novos espaços para atividades artísticas, esportivas e de lazer. A previsão é que os CEUs da Cultura se tornem polos de desenvolvimento social e cultural, fortalecendo a identidade e o senso de pertencimento dos moradores de São Sebastião, Paranoá e Varjão. O governo do presidente Lula e da ministra Margareth Menezes fazem um gesto de extrema importância para a cultura do DF”, afirmou o coordenador do Escritório do MinC no Distrito Federal, Pablo Santos.
A subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais do MinC, Cecilia Sá, responsável pelo programa, lembra que os novos equipamentos vão ampliar a rede do DF.
“É importante ver o avanço do Territórios da Cultura no Distrito Federal. Essas três unidades dos CEUs da Cultura vão complementar a rede que já existe com os CEUs das Artes, agora ampliando a área de abrangência local e o acesso a bens e serviços culturais. Esse é o objetivo do Programa Territórios da Cultura, e um esforço do Governo Federal para nacionalizar e ampliar a infraestrutura cultural em todo o país”.
Os CEUs da Cultura funcionam como centros comunitários formados por espaços associados à expressão corporal, arte, educação, trabalho e renda, meio ambiente e outras áreas interrelacionadas com a cultura.
O Governo do Distrito Federal tem até 12 de setembro para cadastrar as propostas selecionadas no Portal Transferegov.br e dar andamento ao processo.
Territórios da Cultura
O Programa Territórios da Cultura busca democratizar o acesso à infraestrutura cultural, descentralizando recursos e fortalecendo identidades locais por meio da gestão participativa. A construção dos equipamentos está alinhada ao objetivo do Governo Federal de levar infraestrutura cultural de qualidade para onde ela é mais necessária, ampliando direitos e fortalecendo o tecido social.
A meta de seleção por unidade federativa seguiu os critérios de distribuição da Política Nacional Aldir Blanc. Esta segunda etapa teve como foco ampliar a cobertura do programa, contemplando estados que não haviam atingido suas metas anteriormente, como é o caso do Distrito Federal, que não participou da primeira fase.
Essas obras vão se somar às 195 já aprovadas na primeira etapa, concluída em março de 2024. Ao todo, 229 CEUs da Cultura serão construídos em todas as regiões do país. As obras são custeadas com recursos repassados pela União aos Estados e ao Distrito Federal, oriundos da Aldir Blanc, vinculados ao PAC.
FONTE
Início CULTURA equipamentos devem fortalecer comunidades periféricas e promover acessos a cultura e cidadania...