Com o objetivo de capacitar sobre ritmo, montagem, linguagem audiovisual e técnicas de edição, além de apresentar os principais softwares utilizados no segmento, a Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult) lança, nesta sexta-feira (22), o curso gratuito de Edição de Vídeo. A formação, fruto da parceria entre a Instituto Federal de Goiás (IFG) e o Ministério da Cultura (MinC), é voltada a estudantes, trabalhadores da cultura e profissionais de diversas áreas interessados em ingressar ou se aperfeiçoar no campo audiovisual.
As inscrições podem ser realizadas até 22 de novembro no site da Escult. A formação é realizada na modalidade à distância e com carga horária de 60 horas.
Para o professor Murilo Berardo Bueno, coordenador do curso e dos professores que elaboraram o conteúdo, o objetivo é “aprimorar os conhecimentos formativos dos profissionais do audiovisual e do mundo do trabalho em cultura no que diz respeito às relações entre imagem e som, às técnicas de ritmo, linguagem e narrativa e às significações da montagem”.
O conteúdo da formação foi desenvolvido pelos professores Denise Gomes Cavalcante (bacharel em Cinema, mestre e doutora em Ciência da Informação, pesquisadora na área de audiovisual), Hércules Monteiro (mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco e produtor cultural) e Gusthavo Crispim Cardoso (bacharel em Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás e produtor de cinema de ficção e documentário).
Além disso, o curso é ofertado na modalidade educação a distância, com acesso a videoaulas, material de estudo escrito, exercícios autoformativos e uma sala de aula virtual interativa e com recursos de acessibilidade.
Escult
A Escult foi desenvolvida pela Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura (Dtrac), da Secretaria de Economia Criativa (SEC), juntamente com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Ela integra o Programa de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura. Em acordo com o Plano Nacional de Cultura (PNC), a proposta é oferecer cursos livres, de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de pós-graduação.
Mais informações no site da Escult.
FONTE