Um grupo de cinco alunos-atletas da Escola Estadual de Tempo Integral Ramon Sanches Marques, em Tangará da Serra, embarcou na madrugada desta quarta-feira (3.9) para Buenos Aires, na Argentina. Eles vão participar da etapa internacional da 26ª Copa do Club Náutico Hacoaj de Judô, que acontece entre os dias 6 e 7 deste mês.
Alister Natan (8º ano), Bryan Marques (8º ano), Eduardo Henrique (8º ano), Yasmin de Souza (9º ano) e Davi Lino da Silva (1ª ano do EM) têm entre 13 e 14 anos. Eles levam na bagagem a expectativa de conquistar medalhas.
Antes do embarque, acompanhada da diretora da escola, Dheimy Cristiane; do professor de Judô, Sandro Araújo Soares e da professora acompanhante, Juliana Bertoldi, a equipe visitou a sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), em Cuiabá.
Aos estudantes, o secretário de Educação, Alan Porto, falou que a educação e esporte caminham juntos transformando sonhos em prática. “A educação e o esporte, juntos, levam aos estudantes a oportunidade de conhecerem novas pessoas, estados e países. Estou muito feliz por eles estarem representando a rede estadual de ensino na Argentina”.
“Sabemos que os oponentes são fortes e o nível é muito alto. Por isso treinamos muito e mantivemos o foco até agora. Posso garantir que estamos prontos para defender e encher de orgulho a nossa escola”, comentou Davi.
Apesar de dedicarem muito tempo aos treinos, Alister conta que também sobrou tempo para os hobbies. “Tivemos tempo para praticar, fazer exercícios, estudar, brincar, ir para a igreja e ficar com a família. Isso é bem legal”, conta ele.
Já Eduardo, destacou a modalidade da escola, que é vocacionada ao esporte. Ele disse que o esporte, sobretudo o judô, o tem ajudado a crescer como atleta e enquanto pessoa. “Não tenho palavras para definir o quanto essa experiência tem sido determinante na minha vida”, completou.
A diretora da escola, Dheimy Cristiane, conta que trabalhar em uma escola vocacionada ao esporte é um grande desafio, mas que é sucesso garantido. “Educação associada ao esporte transforma pessoas, sem sombra de dúvida. Alguns estudantes estão conosco desde 2023 e presenciamos um grande avanço no desempenho escolar e na saúde deles”.
Como nas edições anteriores, haverá medalhas para os quatro primeiros colocados de cada categoria (ouro, prata e dois bronzes). Além disso, também terá o Copa Challenger Hacoaj, um troféu que será entregue à instituição que somar mais conquistas durante o torneio.
O torneio é fiscalizado pela Federação Argentina Intercolegial de Judô (F.A.I.J.) e conta com apoio da Federação Argentina de Centros Comunitários Macabeos (F.A.C.C.Ma).