Início ESPORTE Estudantes de Mato Grosso participam da 26ª Copa Hacoaj Internacional de Judô

Estudantes de Mato Grosso participam da 26ª Copa Hacoaj Internacional de Judô



Um grupo de cinco alunos-atletas da Escola Estadual de Tempo Integral Ramon Sanches Marques, em Tangará da Serra, embarcou na madrugada desta quarta-feira (3.9) para Buenos Aires, na Argentina. Eles vão participar da etapa internacional da 26ª Copa do Club Náutico Hacoaj de Judô, que acontece entre os dias 6 e 7 deste mês.
Alister Natan (8º ano), Bryan Marques (8º ano), Eduardo Henrique (8º ano), Yasmin de Souza (9º ano) e Davi Lino da Silva (1ª ano do EM) têm entre 13 e 14 anos. Eles levam na bagagem a expectativa de conquistar medalhas.
Antes do embarque, acompanhada da diretora da escola, Dheimy Cristiane; do professor de Judô, Sandro Araújo Soares e da professora acompanhante, Juliana Bertoldi, a equipe visitou a sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), em Cuiabá.
Aos estudantes, o secretário de Educação, Alan Porto, falou que a educação e esporte caminham juntos transformando sonhos em prática. “A educação e o esporte, juntos, levam aos estudantes a oportunidade de conhecerem novas pessoas, estados e países. Estou muito feliz por eles estarem representando a rede estadual de ensino na Argentina”.
“Sabemos que os oponentes são fortes e o nível é muito alto. Por isso treinamos muito e mantivemos o foco até agora. Posso garantir que estamos prontos para defender e encher de orgulho a nossa escola”, comentou Davi.
Apesar de dedicarem muito tempo aos treinos, Alister conta que também sobrou tempo para os hobbies. “Tivemos tempo para praticar, fazer exercícios, estudar, brincar, ir para a igreja e ficar com a família. Isso é bem legal”, conta ele.
Já Eduardo, destacou a modalidade da escola, que é vocacionada ao esporte. Ele disse que o esporte, sobretudo o judô, o tem ajudado a crescer como atleta e enquanto pessoa. “Não tenho palavras para definir o quanto essa experiência tem sido determinante na minha vida”, completou.
A diretora da escola, Dheimy Cristiane, conta que trabalhar em uma escola vocacionada ao esporte é um grande desafio, mas que é sucesso garantido. “Educação associada ao esporte transforma pessoas, sem sombra de dúvida. Alguns estudantes estão conosco desde 2023 e presenciamos um grande avanço no desempenho escolar e na saúde deles”.
Como nas edições anteriores, haverá medalhas para os quatro primeiros colocados de cada categoria (ouro, prata e dois bronzes). Além disso, também terá o Copa Challenger Hacoaj, um troféu que será entregue à instituição que somar mais conquistas durante o torneio.
O torneio é fiscalizado pela Federação Argentina Intercolegial de Judô (F.A.I.J.) e conta com apoio da Federação Argentina de Centros Comunitários Macabeos (F.A.C.C.Ma).



FONTE