O influenciador digital Dainey Aparecido da Costa, de 34 anos, preso na Operação Ludus Sordidus, já é condenado a 14 anos por roubo majorado e estava detido desde fevereiro deste ano por suspeita de tráfico de drogas, enquanto cumpria a pena no regime aberto.
Dainey ostenta uma vida de luxo incompatível com sua condição, incluindo viagens internacionais mesmo durante o cumprimento de pena no regime semiaberto
A Ludus Sordidus foi deflagrada pela Polícia Civil no último dia 21 contra crimes de jogos de azar, estelionato, tráfico de drogas e lavagem de capitais ligados a uma facção criminosa.
Conforme as investigações, Dainey, conhecido como “Playboy” ou “Deniz Bet”, era sócio da Gol Bet e proprietário da Campeão Bet. As duas plataformas eram utilizadas para exploração ilegal de apostas desde 2022 e foram descritas como as “principais engrenagens financeiras do esquema”.
De acordo com a decisão que ordenou a prisão do influenciador, Dainey tinha duas condenações pelo crime de roubo majorado. As penas, somadas, totalizam 14 anos, 3 meses e 3 dias de reclusão.
Além dessa condenação, ele aparece como investigado em inquéritos policiais em trâmite na Comarca de Várzea Grande, relacionados aos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
A vida luxuosa ostentada pelo influenciador nas redes sociais chamou a atenção da Polícia. “Os elementos apontados pela autoridade policial evidenciaram que Dainey ostenta uma vida de luxo incompatível com sua condição, incluindo viagens internacionais mesmo durante o cumprimento de pena no regime semiaberto”.
Condenação, nova prisão e viagens
Segundo decisões judiciais passadas, Dainey progrediu para o regime semiaberto em 11 de maio de 2023 e para o aberto em 12 de novembro de 2024, mediante a proibição de se envolver em qualquer tipo de infração penal, seja crime ou contravenção.
Enquanto ainda estava no regime semiaberto, como citam as investigações da Operação Ludus Sordidus, Dainey compartilhou diversas viagens em suas redes sociais.
Reprodução
Dainey fez diversas viagens nos anos de 2023 e 2024, enquanto ainda estava em regime semiaberto
Entre os destinos, estiveram o Chile, em setembro de 2023; o Cruzeiro do Neymar, em dezembro de 2023; passeios de barco e helicóptero em fevereiro de 2024 no litoral paulista e também no Rio de Janeiro; além de uma viagem para Santa Cruz, na Bolívia, em julho de 2024.
Dainey foi preso novamente em flagrante no dia 8 de fevereiro de 2025, suspeito de tráfico de drogas em Várzea Grande, ao ser flagrado com 2,220 kg de maconha. Ele passou por audiência de custódia e teve a prisão convertida em preventiva.
Quando foi preso, Dainey tinha um “saldo de pena” de mais de seis anos de reclusão, ou seja, ainda lhe restavam seis anos de prisão.
A juíza Monica Catarina Perri Siqueira, da 1ª Vara Criminal, ao tomar conhecimento da nova prisão, decidiu regredir cautelarmente o regime de cumprimento de pena do réu, do aberto para o fechado.
Investigações
As investigações iniciaram em dezembro de 2023, após a interrupção de uma reunião comunitária no bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá. Na ocasião, integrantes de uma facção criminosa encerraram o encontro sob ameaças, em uma clara tentativa de demonstração de poder do grupo criminoso.
A motivação dessa dissolução seria “política”, pois a irmã de um dos investigados era pré-candidata a vereadora e a reunião teria sido interpretada como um evento político, devido a presença de um secretário de Estado.
A partir da ocorrência, foi instaurado inquérito policial na GCCO/Draco para apuração dos fatos e com avanço dos trabalhos investigativos foi possível identificar um grupo da facção criminosa estruturada para a prática de crimes na região do bairro Osmar Cabral, Jardim Liberdade e adjacentes.
Leia mais:
Polícia: influencer era dono de bets e dividia lucro com facção
Delegado: “Facção se valia de assistencialismo para lavar imagem”
Delegado: facção mantinha “operário” na miséria e chefes no luxo
Defesa cita risco de infarto e juiz solta “Dono da Quebrada”
Oito presos, um morto e um foragido: veja os alvos de operação
Influencer de VG ostentava viagens, dinheiro e cruzeiro do Neymar
“Dono da quebrada” e líder de bets: veja alvos de operação da PJC