A deputada estadual Janaina Riva (MDB), o senador Wellington Fagundes (PL) e o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) estão tecnicamente empatados na corrida ao Palácio Paiaguás, se as eleições fossem hoje.
No estudo realizado pela Paraná Pesquisa, e divulgada nesta sexta-feira (23), na modalide estimulada, quando é apresentado os nomes aos entrevistados, a deputada aparece com 21,9% das intenções de voto.
Já o senador, sogro de Janaina, aparece com 19,4%. Enquanto Pivetta, que é apoiado pelo governador Mauro Mendes (União), tem 16,9% da preferência dos entrevistados.
Segundo a Paraná, a margem estimada de erro é de aproximadamente 2,5 pontos percentuais. Desta forma, os três estão empatados tecnicamente.
O senador Jayme Campos (União) aparece com 11,8% das intenções de votos. Na sequência está o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), com 4,3% dos votos. Ele é seguido de perto pelo empresário do agronegócio Odílio Balbinotti (sem partido), que tem 4,2%.
Figurando entre os últimos da lista estão o ex-prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PSB), com 3,5%, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), com 2,4% dos votos.
O levantamento ainda mostrou que 6% não quiseram ou não souberam responder. Outros 9,7% disseram que votariam nulo ou em branco.
O Paraná Pesquisas falou com 1.540 eleitores em 60 municípios de Mato Grosso. O grau de confiança da pesquisa é de 95%.
Coleta de dados realizada através de entrevistas pessoais, entre os dias 7 e 11 de maio.
Cenário 2
O instituto também mostrou como seria a votação dos eleitores em cenários alterados. Em um deles, eles retiraram o nome do senador Wellington Fagundes da disputa e, com isso, Pivetta assumiu o segundo lugar da disputa, com 19% das intenções de votos.
Mesmo com a mudança, Janaina permaneceu na liderança da disputa, mas aumentou seu percentual de preferência para 26,6%.
O senador Jayme Campos assumiu o terceiro lugar, com 14,7%. Em seguida aparece Fávaro e Balbinotti empatados em quarto lugar, com 5,7% das intenções de votos.
Em quinto está Pátio com 4,5% das intenções de votos e, por último, aparece Max Russi, com 3,2%.
Neste cenário 7,2% não quiseram ou não souberam opinar. Outros 13,3% disseram que votariam nulo ou em branco.
Cenário 3
Em outro cenário criado pelo instituto o empresário Odílio Balbinotti é quem deixa a disputa. Porém, Janaina ainda permanece dispontando na disputa, agora com 22,1% dos votos.
Fagundes reassume a segunda posição com 21,4% dos votos, seguido por Pivetta, que aparece em terceiro com 17,5%.
Em quarto está Jayme Campos com 11,95 das intenções de votos. Em seguida aparece Fávaro com 4,4%, configurando o quinto lugar.
Pátio tem 3,6% dos votos nesse cenário e Max Russi tem 2,5%, novamente em último lugar.
Entre os entrevistados, 6,5% não quiseram ou não souberam opinar. Outros 10,2% disseram que votariam nulo ou em branco.
Veja todos os gráficos abaixo: