Depois de dois anos, o estado de Mato Grosso está de volta a principal divisão do futsal dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025.
O retorno foi confirmado na manhã dessa sexta (19) após vitória da equipe de futsal masculino em cima do Maranhão por 11 á 02. Uma vitória maiúscula que garantiu o título para o estado de Mato Grosso e principalmente para Itaúba, município localizado na região norte do estado. O município formou um grande elenco visando a disputa dessa que é a principal competição estudantil do Brasil.
Professor Marcelo Cruz acompanhou de perto o retorno e o título de Mato Grosso
O elenco que representou Mato Grosso nos Jogos da Juventude foi formado por atletas de várias parte do estado: Rosário do Oeste, Lucas do Rio Verde, Paranaita, Nova Monte Verde, Itanhangá e de Itaúba.
A equipe conquistou o título de forma invicta, superando estados como Espirito Santo, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte e Maranhão. Sob o comando do técnico Bruno, integraram o elenco mato-grossense os seguintes atletas: Anderson Gustavo Valim Camargo, Dario Aparecido Lopes da Silva Junior, Gustavo Barrim da Silva, Higor Rodrigues da Silva, Kauan Gonçalves da Silva, Luiz Henrique Cimini dos Santos, Matheus Carvalho Taninato, Pablo Gabriel Carvalho Rodrigues e Ronielson Almeida dos Santos.
A diretoria e comissão técnica de Itaúba agradecem de forma direta a todos que apoiaram esse brilhante projeto, que colocou Mato Grosso de volta ao cenário esportivo nacional.
COB volta a comandar a disputa do futsal
Muitos se lembram do problema emblemático criado pelo COB (Comite Olimpico Brasileiro) quando da desistência de não realizar mais a modalidade de futsal nos Jogos da Juventude. Em 2023 a modalidade foi retirada do programa gerando grande insatisfação aos jovens atletas e entidades representativas do país. No mesmo ano a competição foi assumida pelo Ministério dos Esportes com o formato escolar.
Com esse novo formato, o ex-secretário de estado de esportes e lazer o estado de Mato Grosso, Professor Jeferson Neves, tomou a decisão de não enviar a modalidade de futsal para a competição. Uma decisão que rebaixou o estado de Mato Grosso para a 3ª divisão.
Em 2024 a competição voltou a ser realizada pelo Ministério do Esporte como Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17 onde Mato Grosso esteve presente sagrando-se campeão com a equipe do Colégio Alexandre Gomes, de Alto Paraguay/Mato Grosso. O título colocou Mato Grosso na 2ª divisão.
Em fevereiro de 2025, o COB confirmou o retorno do futsal, após dois anos de ausência. O esporte é o mais praticado nas escolas brasileiras e sua volta é vista como uma oportunidade valiosa para a formação de novos talentos. O retorno da modalidade trouxe alívio e comemoração para a comunidade do futsal.