O deputado federal José Medeiros (PL) voltou a atribuir a culpa pela aplicação das tarifas de 50% aos produtos brasileiros pelos Estados Unidos ao presidente Lula (PT) e ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

Magnitsky é [responsabilidade] do Eduardo, é do nosso lado, o tarifaço contra os brasileiros é da lavra do Lula e do Alexandre Moraes
Segundo o parlamentar, enquanto o “tarifaço” é culpa do presidente, a responsabilidade pela aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes, é do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).
“O pedido de punição a Moraes, com a Lei Magnitsky é uma coisa, o tarifaço é [culpa] do Lula. Magnitsky é [responsabilidade] do Eduardo, é do nosso lado. O tarifaço contra os brasileiros é da lavra do Lula e do Alexandre Moraes”, disse.
O deputado esteve na manifestação pró-Bolsonaro em Rondonópolis (220 km de Cuiabá) neste domingo (3).
Medeiros tem reforçado esse discurso para tentar retirar a culpa, atribuída por parte da população à família Bolsonaro, pelo tarifaço imposto por Donald Trump.
Segundo pesquisa do PoderData, do portal Poder 360, o principal responsável pelo tarifaço para 46% dos brasileiros foi a atuação de Eduardo Bolsonaro e da família, enquanto 32% atribuíram a culpa a Lula.
Segundo o deputado, o presidente tem interesse na retaliação americana e ficou “decepcionado” com a retirada de 700 produtos dos itens que serão taxados a partir desta quarta-feira (6).
“O Lula tem interesse no tarifaço, tem enfrentado o Trump desde que o Trump foi eleito, buscando antagonismo. Após a retirada de 700 produtos, o Lula ficou decepcionado, porque hoje ele tornou a afrontar e com afrontas graves provocando o presidente dos Estados Unidos para ver se tarifa mais”.
“Ele quer mais tarifa. Sabe pra quê? Para ele gritar esse discurso fake de soberania e subir a sua popularidade”, completou.
Veja:
Leia também:
Centenas vão às ruas em ato contra Moraes e Lula em Cuiabá; veja