O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), disse acreditar na possibilidade de surgir um novo nome para disputar o Governo do Estado nas eleições de 2026.

Acho que tudo é possível em política, né? A gente vê na população talvez um desejo que apareça algum nome na classe polític
O deputado citou como exemplo a eleição do megaprodutor do agronegócio, Blairo Maggi. Na época, a população queria renovação política e isso abriu espaço para novos nomes, especialmente com perfil mais técnico e gestor, e menos ligados à política tradicional.
Maggi anunciou sua candidatura em junho de 2002, poucos meses antes da eleição de outubro. Esse anúncio foi visto como surpreendente, pois até então ele não era um nome cogitado ativamente no meio político.
“Acho que tudo é possível em política, né? A gente vê na população talvez um desejo que apareça algum nome na classe política. Então, tudo é possível. Nós tivemos em 2002 o nome do Blairo [Maggi] que apareceu na reta final e ganhou eleição. Pode aparecer algum nome agora? Pode”, afirmou Max.
Max analisou que o cenário político da próxima eleição é mais indefinido do quem nas eleições de 2022. Naquele ano, o governador Mauro Mendes (União) disputava a eleição e era o favorito para seguir no comando do Palácio Paiaguás devido ao sucesso de sua gestão no primeiro mandato.
Já nas eleições de 2026, sem a liderança forte de Mendes no pleito, Max afirmou que há chance para até mesmo pessoas que nunca disputaram um cargo político anterior.
Atualmente, apenas o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e o senador Wellington Fagundes (PL), se colocaram como pré-candidatos ao Governo. O próprio Max é cogitado para a disputa, mas negou a intenção de se candidatar.
“É uma eleição mais aberta e qualquer mato-grossense que esteja filiado pode concorrer ao Governo. E agora com uma diferença, antes você tinha que filiar um ano antes, agora é só seis meses. Então, facilita ainda mais para que algum nome que ainda não foi nem sondado, talvez nem esteja no meio político, possa colocar e disputar a eleição”.
Veja vídeo: