O governador Mauro Mendes (União) confirmou que manterá a decisão de fechar o Hospital Estadual Santa Casa e afirmou que todos os serviços ofertados no local serão migrados para outras unidades.

Nós alugamos um prédio, construímos uma casa nova, 100 vezes melhor do que a casa antiga, e vamos mudar todo o serviço lá para dentro
A declaração foi feita na segunda-feira (7) após ele ser questionado se uma terceirização de serviços poderia solucionar o impasse em relação à continuidade do funcionamento da Santa Casa. Porém, a ideia foi descartada.
“Eu já falei 10 vezes, 20 vezes, sobre esse negócio. Nós alugamos um prédio, construímos uma casa nova, 100 vezes melhor do que a casa antiga, e vamos mudar todo o serviço lá para dentro”, disse.
“O prédio não é nosso, o prédio é do TRT [Tribunal Regional do Trabalho]. Todos os serviços serão migrados ou para o Hospital Central ou para uma outra unidade”, acrescentou.
A instituição centenária é administrada pelo Governo de Mato Grosso desde 2019 e enfrenta um impasse crítico em razão do alto custo de manutenção do prédio histórico, que atualmente custa cerca de R$ 400 mil por mês em aluguel pago pelo Estado.
Um dos principais pontos de conflito é o destino do prédio: o Estado descarta comprá-lo e opta pelo leilão para pagar dívidas trabalhistas, que gira em torno de R$ 43 milhões, enquanto o Legislativo defende sua aquisição ou desapropriação para preservação dos serviços.
Alguns parlamentares e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Sérgio Ricardo, tentaram convencer o governador a comprar o imóvel. No entanto, ele também negou que essa seja uma opção viável.
“O cidadão quer que a gente continue pagando esse aluguel? Não. Todos os serviços que temos lá hoje vão ser ampliados, melhorados em uma sede própria do governo. Ponto. É isso”, disse ao ser questionado durante uma pauta em Várzea Grande.
O Hospital Central em Cuiabá está com as obras em fase final e tem previsão de início de funcionamento a partir de agosto de 2025, em funcionamento parcial. Os serviços da Santa Casa devem começar a ser migrados para a unidade a partir deste período.
Veja vídeo: