O Ministério da Cultura divulga, nesta quarta-feira (13), o resultado final da seleção de empreendedores para o Mercado de Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) de 2025. Ao todo, foram 350 contemplados de todas as 26 unidades federativas e o Distrito Federal. Para conferir o resultado, clique aqui ou acesse a página do edital no Mapa da Cultura.
Para a secretária de Economia Criativa, Cláudia Leitão, o resultado revela a abrangência da política pública implementada pelo MinC: “Nosso objetivo é cada vez mais levar as ações do MinC àqueles agentes culturais e criativos que estiveram durante muito tempo alijados das políticas culturais. Ainda temos muito a fazer, mas, com essa seleção ampla de profissionais de todo o Brasil, nós ficamos um pouco mais próximos desse objetivo”, afirma.
Com contemplados de todas as UFs brasileiras, a região Sudeste registrou 98 selecionados, liderada por São Paulo (41), Rio de Janeiro (36) e Minas Gerais (17). O Nordeste aparece em segundo lugar (72), com Bahia (20), Ceará (19) e Pernambuco (13) como os destaques regionais.
O Centro-Oeste somou 64 aprovações, com o Distrito Federal contabilizando 32 aprovações. A região Sul somou 63 projetos, liderados pelo Rio Grande do Sul (25), Paraná (19) e Santa Catarina (19). A região Norte obteve 45 selecionados, com o Pará (30), Amazonas (10) e Roraima (2) entre o estados com os maiores números de contemplados.
A diretora de Desenvolvimento da Economia Criativa, Andrea Guimarães, destaca quais serão os próximos passos até o MICBR. “Os selecionados ainda terão acesso a atividades formativas prévias ao MICBR, com o objetivo de chegar mais preparados para realizar as atividades de negócios”, informa.
Confira abaixo a distribuição regional completa:
UF
Nº de selecionados
AC
1
AL
3
AM
10
AP
2
BA
20
CE
19
DF
32
ES
4
GO
15
MA
5
MG
17
MS
9
MT
8
PA
30
PB
5
PE
13
PI
1
PR
19
RJ
36
RN
9
RO
1
RR
2
RS
25
SC
19
SE
3
SP
41
TO
1
TOTAL
350
Critérios de seleção
Os critérios de avaliação dos contemplados considerou três aspectos principais: aderência ao evento e sustentabilidade do negócio, diversidade e inclusão, e maturidade do empreendedor. Cada proposta foi avaliada por dois membros da comissão, com a nota final calculada pela média das avaliações individuais. Propostas com média abaixo de 15 pontos foram desclassificadas, conforme as regras do edital.
Próximos passos
Os selecionados agora devem encaminhar a documentação para habilitação entre 13 e 19 de agosto de 2025, por meio do formulário disponibilizado no seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/NAW9zeXRBMbgFNPw8. Para mais informações sobre o processo de habilitação, acesse aqui.
O MICBR
O MICBR é um espaço de negócios para a Economia Criativa, que inclui, além das rodadas de negócios, atividades formativas voltadas a qualificação e capacitação para atuar em negociações e mercados nacionais e internacionais, atividades de networking, showcases, mentorias, conferências, mesas de debate e atividades culturais.
O Mercado visa fomentar e acelerar os negócios dos setores criativos, facilitando a circulação de bens e serviços culturais e criativos, impulsionando a internacionalização da produção nacional e promovendo a profissionalização dos agentes criativos brasileiros. Além disso, reúne centenas de empresas e milhares de criadores e empreendedores dos setores culturais e criativos, tanto do Brasil quanto de outros países.
Realizado pelo MinC em parceria com o governo do Ceará, a prefeitura de Fortaleza e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), a edição 2025 também contará com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE).
FONTE