Um momento de integração entre cultura e educação. Assim, teve início, na manhã da quarta-feira (6), no campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA), no Ceará, mais uma série de aulas-espetáculo do Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe – Cariri Cearense. A ação marca o encerramento da primeira etapa do projeto que contou com a presença do Secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli), Fabiano Piúba, e da Secretária de Cidadania e Diversidade, Márcia Rollemberg.
Dialogando com a plateia de estudantes dos cursos de medicina veterinária e de agronomia da UFCA, o secretário Fabiano Piúba trouxe a importância dos mestres e mestras, falou sobre a política de transmissão das artes.
“Os alunos que estão nesse processo de formação na área da saúde, da medicina, é bom compreender os saberes tradicionais de um vaqueiro, por exemplo, as pessoas que têm a vida ali no campo, que têm a vida ali no mato, seja na pecuária, entre outras culturas, também têm os seus saberes. É importante essa confluência, essa relação entre os saberes tradicionais, populares e os saberes também produzidos na universidade”.
Márcia Rollemberg lembrou que, naquele momento, todos ali presentes estavam construindo e vivendo as políticas públicas, ao receberem os ensinamentos com essa transmissão.
“Esse encontro possibilita o enlace do saber da universidade da vida com o saber da universidade acadêmica. Entendendo que essa universidade acadêmica, ela foi construída com base em um modelo muito europeu. E quando a gente faz isso, a gente está trazendo essa universidade para o Brasil, para o nosso conhecimento, para a nossa realidade, para as nossas fontes, para as nossas origens. Eu deixo aqui uma mensagem de esperança, de a gente construir um Brasil mais igualitário, um Brasil que reconhece os seus valores. O Brasil precisa se descobrir. Eu sempre falo que é um processo de redescobrimento, de a gente descobrir que o Brasil não nasceu aqueles anos atrás, ele já existia antes”, afirma a secretária da SCDC.
Foto: Jóm Félix
Para a pró-reitora de Cultura da UFCA, Aglaíze Damasceno, o momento agrega para a formação dos estudantes e cria relações fortes entre a cultura e a educação. “É muito importante caminharmos juntos e quanto mais a gente realiza ações potencializando esses encontros entre a arte e a universidade, melhor”, frisa a professora.
Participando de todas as aulas, a aluna do curso de medicina veterinária na Universidade Federal do Cariri, Laís Lobo, não escondeu a emoção com as partilhas com esses senhores e senhoras.
“Eu acho muito importante essa iniciativa do MinC e da UFCA porque traz para a gente a nossa própria cultura, que muitas vezes a gente não conhece. Eu não sabia de muitas artes que me apresentaram e vou ficara atenta, a partir de agora, para usar isso na minha profissão e na vida”, ressaltou a jovem. Aulas-espetáculo O Mestre Aécio foi o primeiro a se apresentar para a turma. Ele falou sobre sua história de vida, tocou seu instrumento, explicou sobre as madeiras que produzem os melhores sons, da relação entre as melodias e a natureza e explicou como tem inspiração para a criação de suas letras. Com causos e boa conversa, envolveu os alunos e fez beleza. “Aprender não é só ficar na sala de aula, é importante sair pelo mundo, escutar as plantas, reconhecer também que a sabedoria está em todo canto”, comentou. Colocando a plateia para dançar, a Mestra Marinez e as meninas do Coco Frei Damião foram a segunda aula a se apresentar. Contando sobre a dificuldade de ser mulher na cultura popular, ela citou os desafios para consolidar seu trabalho, falou sobre a superação do machismo e dos sonhos que realizou com a música e com a dança. “Eu sou uma mulher corajosa, e resolvi criar um grupo só com mulheres. No começo a gente não sabia como fazer, mas fomos juntando o quebra-cabeça e formando as palavras e mexendo o corpo. Hoje sou uma escola com muitas crianças que seguem colocando sua voz no mundo”, narrou a artista de coco e compositora. Por fim, o Mestre Pai Assis fechou a manhã com espiritualidade, com cura e benção. Contou sobre a sua aproximação com a ancestralidade, de como soube reconhecer o poder das raízes para ajudar a cuidar das pessoas. Circulou entre os alunos com banhos de cheiros e fez cantos para que todos ali seguissem em paz. “Eu vi no princípio, no início, minha avó era benzedeira. Chegava um povo lá na casa dela pedindo para tirar quebranto, para melhorar a arca caída. Eu menino, eu via aquilo e comecei a prestar atenção. E hoje estou aqui”, finalizou.
Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe – Cariri Cearense O Ciclo de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe é realizado pelo MinC, por meio das Secretarias de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) e de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC). Na UFCA, a condução dos trabalhos está a cargo da Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA). O projeto tem, ainda, o apoio institucional Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), além dos apoios do Instituto Dragão do Mar (IDM) e da Vila da Música.
A proposta visava a realização de 40 aulas-espetáculo, entre os meses de abril e agosto de 2025. As aulas-espetáculo com Mestres e Mestras abrangeram diferentes manifestações culturais, com grupos de reisado, de congada, de mamulengo, de xilogravura, de dança do coco, que compõem o cenário cultural da região do Cariri. Aula-espetáculo Mestre Aécio de Zaira (Luthier) Quarta-feira, 6 de agosto de 2025, às 8h – campus Crato da UFCA – Rua Ícaro de Sousa Moreira, 126 – Crato (CE) Aula-espetáculo Mestra Marinez (Dança do Coco) Quarta-feira, 6 de agosto de 2025, às 9h30 – campus Crato da UFCA – Rua Ícaro de Sousa Moreira, 126 – Crato (CE) Aula-espetáculo Mestre Pai Assis (Mezinheiro) Quarta-feira, 6 de agosto de 2025, às 11h – campus Crato da UFCA – Rua Ícaro de Sousa Moreira, 126 – Crato (CE) Aula-espetáculo Mestre Aécio de Zaira (Luthier) Quarta-feira, 6 de agosto de 2025, às 8h – campus Crato da UFCA – Rua Ícaro de Sousa Moreira, 126 – Crato (CE) Aula-espetáculo Mestra Ni de Sousa (Mateu) Quinta-feira, 7 de agosto de 2025, às 8h – Colégio Estadual Wilson Gonçalves – Rua Dr. Quixadá Felício, 89, Pimenta – Crato (CE) Aula-espetáculo Mestre Bá (Congada) Quinta-feira, 7 de agosto de 2025, às 10h – Colégio Estadual Wilson Gonçalves – Rua Dr. Quixadá Felício, 89, Pimenta – Crato (CE) Aula-espetáculo Mestres Eliomar (Quadrilha Decisão) Sexta-feira, 8 de agosto de 2025, às 13h30 – campus Juazeiro do Norte da UFCA – Av. Tenente Raimundo Rocha, 1639, Cidade Universitária – Juazeiro do Norte (CE) Aula-espetáculo Mestre Damião (Reisado) Sexta-feira, 8 de agosto de 2025, às 16h – campus Juazeiro do Norte da UFCA – Av. Tenente Raimundo Rocha, 1639, Cidade Universitária – Juazeiro do Norte (CE)