Estão abertas até esta sexta (24) as inscrições para participar do primeiro Encontro de Comunicadores Populares, ação do Ministério da Cultura (MinC) que faz parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). A atividade será um momento de integração entre agentes territoriais de cultura, comunicadores de programas governamentais e influenciadores digitais que atuam nos territórios em defesa da cultura, da diversidade e da democracia.
O Encontro acontece no dia 15 de novembro, em Brasília, na véspera do Encontro Nacional de Agentes Territoriais, que acontece entre 16 e 19 de novembro na capital federal. O objetivo é fortalecer a comunicação pública e popular no Brasil, conectando experiências, linguagens e práticas de todo o país.
O método combina formação crítica, oficinas práticas e produção coletiva de conteúdos, valorizando o protagonismo dos agentes nos territórios. Por meio da chamada pública, serão selecionados 60 agentes territoriais de cultura para participar da formação, que terá como resultado a criação da Rede Nacional de Comunicadores Populares.
Todo o conteúdo da formação será colocado em prática pela Rede já durante a cobertura do Encontro Nacional de Agentes Territoriais. A diretora de Articulação e Governança do MinC, Desiree Tozi, explicou que o objetivo é criar um grupo multiplicador de conhecimento.
“O Encontro é apenas o estopim. A ideia é que essa rede de comunicadores populares continue atuando enquanto o Programa Nacional dos Comitês de Cultura estiver existindo. Vamos construir essa rede e fazer uma formação sobre comunicação popular para fazer a informação chegar a quem precisa”, afirmou.
Metodologia
Para conduzir o processo, o Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Coletivo Soylocoporti, vai usar a metodologia Propulsão Comunica: Comunicação como Direito – que estrutura o percurso formativo, as dinâmicas de trabalho em rede e as ações de comunicação colaborativa.
Todo o processo foi explicado durante uma live tira-dúvidas, realizada nesta quarta (22) com representantes do MinC e do Laboratório de Cultura Digital. A atividade online também apresentou os métodos e critérios que serão usados para selecionar os participantes.
Clique aqui para assistir a live na íntegra.
Inscrições
O processo seletivo está com inscrições abertas até dia 24 de outubro. Para participar, é preciso ser um agente territorial de cultura pelo PNCC e preencher o formulário. Clique aqui para se inscrever.
A previsão é que o resultado seja divulgado dia 28 de outubro.
Assista a live tira-dúvidas sobre o Encontro Nacional de Comunicadores Populares.
Início CULTURA MinC promove primeiro Encontro de Comunicadores Populares do Programa Nacional dos Comitês...