Início CULTURA Ministério da Cultura e RNP lançam mapeamento nacional sobre espaços públicos de...

Ministério da Cultura e RNP lançam mapeamento nacional sobre espaços públicos de exibição — Ministério da Cultura



O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), lança nesta quinta-feira (21) chamada pública para o mapeamento nacional de espaços de exibição cinematográfica. Realizado em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o estudo é o primeiro passo concreto para a criação da Rede de Salas Públicas de Cinema, que visa ampliar e democratizar o acesso à produção audiovisual brasileira.
O formulário para cadastro já está disponível on-line e é direcionado a instituições federais, como universidades e museus, e também a espaços culturais que receberam apoio da Lei Paulo Gustavo para a manutenção de salas de cinema. O levantamento irá coletar informações detalhadas sobre a infraestrutura, o modelo de gestão e a programação desses locais.
“Este mapeamento é o alicerce de uma política pública que enxerga o cinema como um direito cultural”, afirma a secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga. “Estamos desenhando o mapa do futuro do cinema público no Brasil para entender onde estão os espaços, quem são os agentes que já fazem a cultura acontecer e como podemos, juntos, construir uma rede que leve a riqueza do nosso cinema a todas as regiões do país.”
A parceria com a RNP é fundamental para a dimensão técnica e estratégica do estudo. “A iniciativa destinada ao mapeamento das Salas de Cinemas Universitárias assume uma importância estratégica relevante na retomada das ações em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). Além disso, a missão institucional da RNP sempre foi articular e fortalecer as comunidades acadêmicas de ensino e pesquisa, posicionando este projeto como um avanço natural e pertinente dentro desse compromisso”, explica o diretor de Serviços e Soluções da RNP, Antônio Carlos Fernandes Nunes. “Ao aplicarmos nossa expertise em diagnóstico de dados e infraestrutura de redes, estamos ajudando a gerar a inteligência necessária para que a futura Rede de Salas seja não apenas ampla, mas verdadeiramente eficaz e transformadora. É a tecnologia a serviço da democratização da cultura”.
A partir dos dados coletados, o MinC poderá desenvolver ações mais eficazes para a adaptação e modernização de salas, além de fomentar a integração e a capacitação dos exibidores. A iniciativa se inspira em experiências bem-sucedidas como o projeto Cinemas em Rede, que conecta salas universitárias desde 2012.
Mais do que ampliar o número de telas, o projeto visa fortalecer a formação de público, a circulação de obras nacionais e o cinema independente.
O formulário de cadastramento ficará disponível de 21 de agosto a 19 de setembro e pode ser acessado através da plataforma Mapas da Cultura.



FONTE