Início CULTURA Ministra da Cultura participa da inauguração do novo CEU das Artes em...

Ministra da Cultura participa da inauguração do novo CEU das Artes em Campo Grande — Ministério da Cultura



O Ministério da Cultura (MinC) esteve presente nesta terça-feira (19) da inauguração do CEU das Artes de Campo Grande (MS), mais novo equipamento cultural a integrar a rede nacional dos Territórios da Cultura. O evento contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes; da vice-prefeita, Camilla Nascimento; da subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais (SEEC) do MinC, Cecília Gomes de Sá; e de representantes municipais e estaduais.
“A gente entende que quando o equipamento cultural chega em uma cidade, chega em uma comunidade, ela transforma a vida das pessoas. Principalmente pela oportunidade de estar perto da leitura, da música, do teatro, do esporte”, afirmou Margareth Menezes.
O CEU conta com biblioteca, salas multiuso, laboratório de informática, estúdios para música e audiovisual, quadra poliesportiva, cineteatro com capacidade para eventos e apresentações, além de áreas abertas de convivência. A estrutura foi planejada para atender crianças, jovens, adultos e idosos, com ações que vão de oficinas de dança, teatro, música e artes visuais até práticas esportivas e cursos de formação.
Inaugurado como parte do calendário de atividades comemorativas aos 126 anos da capital de Mato Grosso do Sul, o espaço foi pensado para oferecer atividades culturais, esportivas, educativas e de convivência comunitária em um só lugar.
A vice-prefeita de Campo Grande agradeceu ao MinC pela construção, que estava parada desde 2012, e enfatizou sobre a importância do equipamento para a cidade: “assim como o nosso pôr do sol, que é o mais bonito do país, que pinta o céu e que agora também pintará a nossa Praça CEU de esperança e de beleza, este espaço que inauguramos hoje também nasce para ser luz, calor humano e encontro”.
“São muitas crianças aqui na convivência, além das famílias atendidas. Então, quando a gente vê o brilho no olhar de cada uma dessas crianças, quando abre um livro, quando está fazendo alguma atividade sócio-assistencial, para nós é de grande valia”, completou Camilla.
O Brasil chega a 299 CEUs das Artes em funcionamento em todas as regiões do país, após a entrega desta terça. Campo Grande passa a contar com duas unidades do programa, que oferece à população espaços de convivência, lazer, esporte, arte, tecnologia e inclusão social.
“A cultura é coletiva, a cultura se faz junto com os outros. E quando a gente se sente sozinho, não tem criatividade, não tem produção cultural, não tem manifestação cultural. Então, eu acho que o objetivo principal desse equipamento, mais do que a produção que vem em consequência, é trazer gente. Porque quando traz gente, a gente produz cultura”, explicou a subsecretária Cecília.
Em seu discurso, Margareth Menezes detalhou a necessidade da consolidação e nacionalização de políticas da cultura em todos os municípios, como investimento para todos os brasileiros. “A inauguração deste CEU das Artes nos é motivo de grande alegria e orgulho, porque estamos materializando uma política de equipamentos culturais conectada com as potencialidades dos territórios, das comunidades e das pessoas”, complementou.
A programação da cerimônia incluiu apresentações artísticas, dentre elas da Orquestra da Comunidade Indígena Marçal de Souza, iniciativa da Fundação Ueze Elias Zahran que formou o único grupo indígena de música de concerto do Brasil.
Política de retomada
A inauguração em Campo Grande integra a estratégia do Novo PAC, que permitiu a retomada de 21 obras de CEUs das Artes que estavam paralisadas. Com o evento desta terça, já são 17 unidades entregues desde 2023, e outras quatro estão previstas para serem inauguradas até o fim de 2025, em estados como Bahia, Minas Gerais, Pará e Ceará.
Criados em 2010, os CEUs das Artes completam 15 anos em 2025 como símbolos de cidadania, inclusão e fortalecimento comunitário. Os equipamentos oferecem salas multiuso, bibliotecas, espaços de esporte e convivência, além de programações culturais voltadas para as potencialidades locais.
No Mato Grosso do Sul, já funcionam cinco CEUs das Artes: duas unidades em Campo Grande e outras três em Corumbá, Dourados e Ponta Porã. Além disso, o estado foi contemplado com a construção de quatro novos CEUs da Cultura, nos municípios de Campo Grande, Amambaí, Dourados e Naviraí.



FONTE