Na tarde desta quarta-feira (3), em Brasília (DF), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, recebeu a visita do ator, escritor e roteirista Gregório Duvivier. Durante o encontro, ele recebeu a medalha grau Cavaleiro, da Ordem do Mérito Cultural (OMC), por sua contribuição à cultura brasileira.
“É com muita honra que nós te entregamos essa comenda da Ordem do Mérito Cultural, por conta de seu trabalho”, destacou a ministra, que estava acompanhada do secretário-executivo Márcio Tavares, do adjunto, Cassius Rosa; e da subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais, Cecília Sá.
Gregório salientou que estava muito feliz e emocionado com a honraria, anunciada em março, durante cerimônia realizada no Edifício Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. “Primeiro por receber aqui no Ministério da Cultura, de um governo que está retomando a política cultural nesse país, e, além disso, enquanto comediante, que é uma categoria pouco reconhecida de modo geral pelo Estado. A comédia, na maioria das vezes, é o patinho feio das artes. Ao mesmo tempo, fico muito comovido e lisonjeado”, observou ele, que tem trabalhos na TV e no cinema, como ator e apresentador, e é um dos sócio-fundadores da plataforma de humor Porta dos Fundos.
Ele também comentou a respeito da importância da retomada do Ministério da Cultura (MinC) e das políticas culturais.
“Eu acredito que cultura é o leme de um país, é ele que aponta para onde a gente deve ir, e eu penso que não existe setor mais estratégico de todos os ministérios do que a cultura. A cultura é realmente a alma do país. O Brasil que as pessoas conhecem lá fora é graças à cultura, cultura é política, então pensar em políticas culturais é fundamental”, declarou Gregório.
O ator está na capital federal para apresentar a peça O Céu da Língua, que integra a programação do festival de teatro Cena Contemporânea. O espetáculo solo, com texto do ator e direção de Luciana Paes, promove uma reflexão sobre a língua portuguesa e seu papel na formação da cultura e da identidade brasileiras.
FONTE