Início CULTURA No Espírito Santo, ministra da Cultura participa da inauguração de biblioteca em...

No Espírito Santo, ministra da Cultura participa da inauguração de biblioteca em terminal de ônibus — Ministério da Cultura



Em viagem ao Espírito Santo, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, ao lado do governador do estado, Renato Casagrande, participou nesta terça-feira (15) da inauguração de módulo do projeto Biblioteca Transcol no Terminal de Jardim América, no município de Cariacica. A iniciativa busca facilitar o acesso à leitura dos usuários de transporte coletivo na Grande Vitória (ES), oferecendo livros e cultura gratuitamente.
“Uma biblioteca que fica numa estação, onde as pessoas circulam, é muito importante. O livro transporta nossas ideias, além de alimentar a nossa imaginação. Nós do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura, e do Ministério da Educação, estamos com uma política que é o Plano Nacional de Livro Didático e Literário, que vai realimentar todas as bibliotecas no Brasil. Nós recuperamos mais de 500 bibliotecas no Brasil e estamos abrindo outras. E todas as bibliotecas comunitárias vão receber todo ano novos livros por meio dessa política. Queremos também que cada vez mais o povo brasileiro tenha acesso a todos os ativos de cultura”, destacou Margareth Menezes.
E acrescentou: “Nesse momento, a Política Nacional Aldir Blanc chega a 99% das cidades do Brasil. Em todo o território nacional hoje existe acesso à cultura, e ela é um direito do povo. Porque quem faz a cultura é o povo. E quando a gente investe em cultura, a gente está investindo em ser humano”.
A Biblioteca Transcol conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura no valor de R$ 6 milhões para três anos de projeto.
É a primeira unidade aberta na nova fase da iniciativa criada em 2007. De agosto até meados de setembro serão inauguradas semanalmente outras unidades – uma em cada terminal do Sistema Transcol na Grande Vitória. O total é de nove módulos.
Em Cariacica, além de Jardim América, Campo Grande e Itacibá também receberão o projeto. Em Serra serão três (Carapina, Laranjeiras e Jacaraípe), assim como Vila Velha (São Torquato, Itaparica e Vila Velha).
O governador destacou a importância da iniciativa e das políticas culturais. “É bom a gente trabalhar junto com os governos federal, estadual, municipal, como a gente conseguiu levar oportunidades de cultura para tanta gente, algo que não tínhamos no passado. Mas com a Lei Paulo Gustavo, Política Aldir Blanc, com a nossa política em parceria com os municípios, estamos repassando recursos fundo a fundo, incentivando a instalação de um sistema municipal de cultura para as pessoas poderem debater cultura. Cultura não é um luxo, é uma necessidade da nossa vida, do dia a dia, para que a gente possa ter a nossa identidade”.
Para o secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC), Fabiano Piúba, a inauguração da biblioteca no terminal em Cariacica é uma realização de política pública. “Ela reúne ações de cultura, de educação e mobilidade, trazendo para um lugar de trânsito, de cruzamento, de encontros, o exercício do direito ao livro e à leitura. Estamos exercendo o direito ao livro e à leitura como um direito de cidadania, mas também da biblioteca. Ela é o lugar de democratização do acesso ao livro”.
Autores capixabas
Na etapa inicial, cada módulo irá disponibilizar 600 livros. Em três anos a oferta deverá chegar a mil títulos em cada um deles.
Atualmente eles terão 60 obras de autores capixabas – 29 de literatura infanto-juvenil. Até o final do ano serão 100 títulos de escritores do estado. A previsão é de que até 2028 entrem 40 novos livros por ano.
Obras infantis
Uma das novidades do projeto é que, pela primeira vez, as unidades contemplam acervo de livros infantis e de literatura infanto-juvenil. Para incentivar a leitura desse público, o adulto que levar um livro infantil poderá levar um outro livro extra.
Entre as inovações estão ainda a integração entre as unidades para cadastro único e a possibilidade de registro e busca por livros via internet, eventos mensais de promoção do livro e acessibilidade por meio de audiolivros, e-books, fontes ampliadas e estrutura inclusiva.
“O projeto da Biblioteca Transpol contempla uma série de iniciativas culturais para estimular que novos leitores embarquem no mundo da literatura. São atividades dentro dos terminais trazendo artistas, músicas, Hip-Hop, slam, poesia. É uma novidade que vai expandir os leitores”, enfatizou o secretário de Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha.
Cadastro
O cadastro deverá ser feito por meio do perfil da Biblioteca Transcol no Instagram (@bibliotecatranscol) ou diretamente com mediadores de leituras nos módulos de cada terminal.
Realização
O projeto Biblioteca Transcol é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult) e da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) em parceria com a Associação Universidade para Todos e apoio da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb). Também participaram da agenda o gestor do Projeto Universidade para Todos, Ricardo Trazzi; o diretor-presidente da (Ceturb/ES), Marcelo Campos Antunes; e a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg.



FONTE