Início CULTURA Nova página da Campanha de Valorização do Cinema do Brasil está no...

Nova página da Campanha de Valorização do Cinema do Brasil está no ar — Ministério da Cultura



Está no ar a página Cinema do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), que reforça o compromisso com o fortalecimento do setor audiovisual nacional. 
A plataforma reúne conteúdos institucionais, ações em andamento, programas e informações sobre políticas públicas voltadas ao setor.
Segundo a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a iniciativa é um convite para que a sociedade reconheça e celebre o cinema brasileiro.
“O cinema do Brasil está sendo celebrado em todo o mundo. É uma das formas mais potentes de contar quem somos, pois ele projeta nossa cultura, nossas vozes, nossa diversidade. Com essa campanha, valorizamos o que produzimos, preservamos nossa memória e fortalecemos nosso audiovisual”, afirma.
Já a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, reforça que a iniciativa vai além da produção, preservação e difusão.
“O portal Cinema do Brasil é o mapa da nossa estratégia, mostrando de forma transparente como o fomento à produção, a qualificação profissional e a preservação da memória se conectam em um único e grande objetivo: garantir que o cinema brasileiro chegue a cada vez mais telas e seja celebrado por todo o país”, diz.
Entre as ações estruturantes em destaque estão a retomada de espaços colegiados essenciais para o setor, como o Conselho Superior do Cinema, agora com representatividade de todas as regiões do país e paridade de gênero, o Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual, o Conselho Técnico Consultivo da Cinemateca Brasileira e, mais recentemente, o Conselho Consultivo do Centro Técnico Audiovisual (CTAV), voltado à formulação de uma Política de Acervo para garantir acesso democrático ao patrimônio audiovisual brasileiro.
A nova página apresenta de forma acessível, os principais eixos de atuação do MinC para o setor, divididos em seções . Em Difusão, a plataforma destaca ações para garantir que as obras brasileiras cheguem a públicos diversos e estejam presentes em todas as regiões do país. No eixo da Preservação, a política avança de forma significativa, consolidando ações estruturantes que garantem a proteção, a recuperação e a difusão das memórias cinematográficas do país. Internacionalização também ganha espaço, diante do crescente reconhecimento do cinema brasileiro no exterior, com obras premiadas e prestigiadas em festivais globais.
Em Fomento, destaque para os principais instrumentos disponíveis, como a Lei Rouanet e a Lei do Audiovisual, além do Fundo Setorial do Audiovisual, que financia produções, circulações e capacitações. Já na Formação, o fortalecimento da formação técnica e artística no Brasil tem sido uma das frentes estratégicas do MinC.
A plataforma também traz informações sobre o Centro Técnico Audiovisual (CTAV), instituição pública federal vinculada à Secretaria do Audiovisual, com uma trajetória marcada pelo compromisso com o fortalecimento da produção nacional.
Outro destaque é a Revista Filme Cultura, criada em 1966, que se tornou um dos principais veículos de reflexão crítica e divulgação do cinema brasileiro, acompanhando as transformações do setor e promovendo o pensamento plural sobre o audiovisual.
Clique aqui para conhecer a página



FONTE