O filme brasileiro ‘O Agente Secreto’, de Kleber Mendonça Filho, foi indicado em Melhor Filme de Drama, Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator (com Wagner Moura) no Globo de Ouro 2026. O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (8) em Los Angeles.
Na principal categoria, o longa concorre com: Frankenstein, Hamnet, Foi Apenas um Acidente, Valor Sentimental e Pecadores. Já de filme em língua não inglesa disputa com Sirat, Valor Sentimental, Foi Apenas um Acidente, Sem Outra Chance e A Voz de Hind Rajab.
Por fim, Moura concorre com Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Jeremy Allen White (Springsteen), Michael B. Jordan (Pecadores), Dwayne Johnson (Smashing Machine) e Oscar Isaac (Frankenstein).
A premiação é uma das principais da temporada de prêmios. Neste ano, o longa brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, foi indicado em Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Atriz de Drama, com Fernanda Torres, que venceu.
O Globo de Ouro de 2026 acontece no dia 11 de janeiro, no The Beverly Hilton, em Beverly Hills, na Califórnia.
‘O Agente Secreto’ vive um grande momento nos últimos dias. Nesse final de semana, ficou como segundo melhor filme do ano e melhor internacional para a associação de críticos de Los Angeles. Além disso, Wagner Moura ficou em segundo lugar na categoria de atuação principal.
Moura dividiu o segundo lugar por ‘O Agente Secreto’ com Timothée Chalamet, por ‘Marty Supreme’. O primeiro lugar ficou para Rose Byrne com ‘Se eu tivesse pernas eu te chutava’ e Ethan Hawke por ‘Blue Moon’.
A produção foi indicada em Melhor Filme Internacional e Melhor Ator, com Wagner Moura, no Critics Choice Awards 2026.
Na primeira categoria, ele disputa com ‘Valor Sentimental’, ‘Foi Apenas um Acidente’, ‘Sem Outra Chance’, ‘A Garota Canhota’, ‘Sirat’ e ‘Belén’. Já Wagner concorre com Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra), Timothée Chalamet (Marty Supreme), Michael B. Jordan (Pecadores), Ethan Hawke (Blue Moon) e Joel Edgerton (Sonhos de Trem).
Maria Fernanda Cândido no filme ‘O Agente Secreto’. — Foto: Divulgação
O Critics Choice é um dos principais prêmios da crítica americana. O longa ‘Ainda Estou Aqui’ foi indicado apenas em melhor filme internacional no último ano.
A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para 4 de janeiro, em Los Angeles, nos EUA.
Nessa semana, o longa foi indicado na categoria de melhor filme internacional na premiação no Independent Spirit Awards, a principal premiação do cinema independente nos Estados Unidos.
Além do longa, estão também selecionados ‘Sirat’, ‘A Poet’, ‘On Becoming a Guinea Fowl’ e ‘All Thats’s Left of You’.
O prêmio está marcado para ser entregue no dia 15 de fevereiro do próximo ano.
Além disso, também nessa quarta-feira (3), a produção entrou no top 10 da Associação de Críticos de Atlanta (Atlanta Film Critics Circle), em 10º lugar.
A associação escolheu ‘Uma Batalha Após a Outra’ como primeiro lugar e a grande produção de 2025.
Dessa vez, Wagner Moura também não apareceu na escolha de atuação masculina. Melhor ator ficou com Leonardo DiCaprio, justamente por ‘Uma Batalha’, seguido de Michael B. Jordan por ‘Pecadores’.
Nessa terça (2), ‘O Agente Secreto’, de Kleber Mendonça Filho, foi eleito melhor filme internacional e ganhou em melhor ator no prêmio da Associação de Críticos de Nova York, a New York Film Critics Circle.
É a quarta e quinta vez que o Brasil vence a categoria, sendo as anteriores com ‘Pixote – A Lei do Mais Fraco’, de Hector Babenco; ‘Cidade de Deus’, de Fernando Meirelles e Kátia Lund; e ‘Bacurau’, do próprio Kleber.
Essa é a primeira vez que um ator latino vence o prêmio.
Filme ‘O Agente Secreto’, com Wagner Moura. — Foto: Divulgação
O longa, que estreou em 6 de novembro no Brasil, é um dos mais cotados da temporada de prêmios, que chega ao Oscar.
Antes da sua pré-estreia e estreia, ‘O Agente Secreto’ passou por uma verdadeira temporada e epopeia. Começou em maio, quando passou no Festival de Cannes e saiu premiado com Melhor Direção e Melhor Ator.
Depois, foi exibido em festivais internacionais importantes, como o de Toronto, e passou por um circuito no Brasil pelos festivais de Brasília, CineBH, Festival do Rio e Mostra de Cinema de São Paulo.
Além de Wagner, também estão no elenco nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho, entre outros.




